Pesquisadores recebem bolsa da EMMA para projeto sobre inovação no jornalismo
PUCRS, UBI e UCLan integram pesquisa coletiva contemplada com 5 mil euros pelo período de um ano

Fotos: arquivo pessoal
Os pesquisadores Ana Cecília Bisso Nunes e Eduardo Campos Pellanda, da PUCRS, John Mills, da University of Central Lancashire (UCLan), e João Canavilhas, da Universidade Beira Interior (UBI), foram os vencedores do edital para pesquisas internacionais colaborativas da European Media Management Association (EMMA). Este foi o primeiro edital do tipo promovido pela associação.
O projeto coletivo Innovating Journalism Structures and Processes: Media Labs, Innovation Teams, methods and beyond recebeu bolsa de 5 mil Euros e tem duração de um ano. Os quatro pesquisadores trabalharão no desenvolvimento de estratégias de inovação em jornalismo com foco na qualidade informativa e no fortalecimento de empresas do setor no meio digital. Através de métodos mistos e colaboração multidisciplinar focada em processos, estratégias e estruturas de inovação, a pesquisa irá, pela primeira vez, mapear práticas internacionais da América Latina e Europa na criação de resposta aos desafios da transformação digital. Seus resultados serão apresentados na Suécia em junho de 2020.
A pesquisa tem tema afim com o doutorado em cotutela realizado por Ana Cecília na PUCRS e na UBI. A docente representou o grupo de pesquisadores na conferência anual da EMMA, realizada no Chipre no início de junho, quando o projeto eleito foi apresentado ao público.
Pesquisadora visitante na UCLan
Como parte da pesquisa financiada pelo Emma, Ana Cecília está na UCLan como pesquisadora visitante no Media Innovation Studio entre 10 de junho e 3 de julho. O laboratório interdisciplinar tem foco em inovação a partir da tecnologia e das mídias no Reino Unido. A estadia de quatro semanas faz parte do Visiting Researchers Programme, projetado para estreitar laços com pessoas que trabalham em outras organizações, cuja atuação se alinha com os objetivos e ambições do Studio e da Escola de Jornalismo, Mídia e Performance da UCLan.
Durante este período, além de desenvolver a pesquisa do Emma, a docente interage com a Universidade como um todo, se familiariza com o currículo da faculdade de jornalismo e comunicação e compartilha experiências docentes. “Conhecer e interagir com os professores de jornalismo digital e empreendedorismo em mídia da UCLan está sendo sensacional. Esta troca de práticas docentes, leituras e metodologias enrique muito o nosso trabalho. A integração e o fato de poder desenvolver a pesquisa em conjunto no mesmo espaço físico é muito proveitoso. Mais do que isso, é possível que outros projetos futuros veiam a acontecer”, avalia.
A docente também participou de atividades como um curso de jornalismo de Drone, integrante do programa de mestrado da UCLan. “Estes últimos meses em Portugal, durante meu doutorado cotutela, e agora no Reino Unido, foram de muito estudo e aprendizado. Estou animada para compartilhar os aprendizados com meus alunos no próximo semestre. Além disso, novas metodologias e práticas docentes deverão aparecer nas disciplinas”, revela.