19/04/2022 - 14h33

Pesquisadores da PUCRS atuarão em Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas

Edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do RS contemplou projetos capazes de solucionar desafios regionais estratégicos

A PUCRS teve um projeto contemplado no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) destinado à criação de Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas (RITEs/RS), além de pesquisadores atuando em outros dois projetos em parceria com a UFRGS. Ao todo foram 14 projetos contemplados no edital que prevê um investimento de R$ 30 milhões.  

O projeto do professor da Escola de Humanidades Nythamar de Oliveira Junior intitulado Rede de Inteligência Artificial Ética e Segura (RAIES) foi uma das propostas contempladas no edital. De acordo com o pesquisador, à medida que a Inteligência Artificial (IA) assume o papel de tomar decisões que influenciam e impactam a vida das pessoas, a responsabilidade das empresas que desenvolvem e utilizam tais sistemas aumenta, pois é necessário gerenciar os potenciais riscos e implicações sociotécnicas da adoção deste tipo de tecnologia.  

“Este projeto tem como objetivo estruturar a Rede de Inteligência Artificial Ética e Segura (RAIES) com representantes de diversas áreas do conhecimento. A RAIES irá discutir e buscar soluções para apoiar desenvolvedores e empresas que produzam aplicações através de sistemas inteligentes (IA) a instituir políticas que promovam o desenvolvimento de IA Ética e Segura. Dessa forma, alinhando os interesses ético-normativos da sociedade brasileira com os interesses da indústria, de forma a garantir que ‘Inteligência Artificial’ se torne ‘Inteligência Artificial Benéfica e Para Todos’”, conclui. 

Além dele, pesquisadores da PUCRS também integram outros dois projetos: Inteligência Artificial Aplicada à Saúde (CIARS) e Rede Gaúcha Genômica Aplicada à Saúde, ambos sob coordenação da UFRGS. Com participação de 44 pesquisadores, 10 universidades, 4 empresas e 4 hospitais, a Rede CIARS tem como meta usar a ciência de dados e a IA para solucionar dificuldades do setor. Entre os principais objetivos estão desenvolver novas técnicas para o monitoramento de dados de saúde do RS, criar sistemas capazes de auxiliar nos diagnósticos médicos, elaborar programas para ajudar hospitais, criar ferramentas para ajudar gestores na tomada de decisão e formar pessoal qualificado. 

Já a Rede Gaúcha Genômica Aplica à Saúde conectará sete centros de referência e mais de 60 pesquisadores envolvidos. O Laboratório de Medicina Regenerativa, Tecnologia Celular e Tecidual do Centro de Pesquisa Pré-clínica do InsCer será o centro de geração de células-tronco pluripotentes da Rede.  

Sobre o RITEs  

A constituição de Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas (RITEs) pelo governo do RS por meio de instituições científicas tem como finalidade estimular a pesquisa e a geração de tecnologia e inovação em áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento socioeconômico. Os recursos que serão repassados aos projetos, por meio da Fapergs,  são provenientes do programa transversal Avançar RS, voltado para o crescimento econômico e para a melhoria da qualidade da prestação de serviços. O prazo de execução do RITEs/RS é de até 48 meses. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias