Homenagem à trajetória e memória do professor Juan Mosquera
Missa transmitida online relembrou a trajetória acadêmica e profissional do educador
Em 22 de março de 2020a comunidade acadêmica se despedia de um dos grandes pesquisadores da área daeducação no Brasil. Natural da cidade de La Coruña, na Espanha, ainda na década de 60 o pesquisador Juan José Mouriño Mosquera escolheu Porto Alegre para viver e trabalhar.Na última semana, o Centro de Pastoral e SolidariedadedaPUCRS promoveu uma missa em homenagem ao primeiro ano após ofalecimentodo professor, que atuou na Universidade desde 1968.
Assista à transmissão completa:
A abertura da missa foi realizada por Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, que destacou a importância da atuação de Mosquera no ensino: “Muito mais do que um legado de conhecimento, Juan foi inspiração para gerações de educadores e educadoras que tiveram a felicidade de cruzar pelo seu caminho”.Audy também comenta sobre longevidade das ideias do professor, que dedicou mais de 50 anos dos 83 que viveu à pesquisa e à docência:
“Já nos seus últimos anos, apesar do peso da experiência e, talvez por isso mesmo, impressionava a vivacidade com que expunha suas ideias a respeito dos caminhos da Educação Superior nas atividades em que fazia questão de participar”.
Como reconhecimentopelo seu trabalho,Mosquera foi agraciado, entre tantos outros, com o título de Gaúcho Honorário e de Cidadão Emérito de Porto Alegre.
Legado que formou gerações
Professor Juan Mosquera / Foto: Ramon Fernandes/PUCRS
Juan Mosquera era formado em Pedagogia e mestre em Educação pela UFRGS,com doutorado e livre-docência pela PUCRS e pós-doutorado em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Deixou um vasto legado na forma de publicações e interfaces com diversas áreas do conhecimento, comoeducação,saúde, artes, letras e psicologia, sendo uma das principais referências do Brasil em pesquisa na área da educação.
Como pesquisador de padrão internacional, atuou diretamente como professor convidado em diversas universidades, entre elas a Universidade Católica del Uruguay, em Montevideo, e algumas outras na América Latina, e na Europa, em especial na Universidade do Algarve, em Faro, Portugal.
Colaborou para a formação de diversos/as profissionais, orientando 67 teses e dissertações desde 1997. Publicou 173 artigos científicos, organizou e publicou mais de 35 livros, além de outros 87 capítulos de obras e mais de 270 apresentações de trabalhos científicos.
Ao lembrar da atuaçãodo pesquisador, Audy enfatizasua sensibilidade com as pessoas e com os valores institucionais:
“O professorMosquera dedicou seus melhores momentos como pesquisador e docente à nossa Universidade, onde compartilhou sua sabedoria e iluminou a vida de muitos de nós. Respeito e saudades eternas ao nosso mestre. Que Deus o tenha a seu lado!”.