29/05/2019 - 16h25

Hermílio Santos atua em parceria com pesquisadora da Universität Göttingen

Projetos internacionais sobre narrativas biográficas unem produções do docente e da pesquisadora Gabriele Rosenthal

Hermílio Santos

O professor integra pesquisa internacional sobre imigrantes. Foto: Bruno Todeschini

O professor Hermílio Santos, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), passa a integrar, a partir de maio, a pesquisa internacional Trajetórias biográficas de imigrantes da Síria e da África Ocidental no Brasil e na Alemanha – Processos de inclusão e participação no contexto de imigração irregular, sob a coordenação da professora Gabriele Rosenthal, da Georg-August-Universität Göttingen. O estudo foi aprovado pela Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG) – sociedade alemã de amparo à pesquisa – e envolve a investigação do processo de migração de sírios e de países da África ocidental na Alemanha e no Brasil. O valor aprovado equivale a 2,6 milhões de reais.

“Queremos saber as diferenças e semelhanças no processo de integração de imigrantes em ambos os países, em especial aqueles que são considerados, na Alemanha e no Brasil, como imigrantes ‘irregulares’”, comenta Santos. A pesquisa envolve a condução de entrevistas narrativas biográficas dos imigrantes, método desenvolvido por sociólogos alemães. Esse método recebeu uma contribuição da professora Gabriele Rosenthal especialmente no processo de análise, que é reconhecida como uma das principais referências internacionais no desenvolvimento e aplicação do método.

Parceria internacional

Hermílio Santos, pesquisador, universidade de gottingen, internacional

O trabalho é uma parceria com a Universidade de Gottingen. Foto; arquivo pessoal

De acordo com Santos, a oportunidade da pesquisa em parceria com a Universität Göttingen oferece visibilidade internacional à Universidade. Além disso, a equipe da PUCRS envolvida na pesquisa ganha experiência com parceiros internacionais em pesquisa de campo ao desenvolver atividades de pesquisa conjunta. A partir de agora, o financiamento será controlado pela pesquisadora alemã, que deverá financiar uma bolsista de doutorado vinculada ao PPGCS para pesquisa de campo no Brasil (Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro).

Internacionalização do PPGCS

Além do financiamento pela agência alemã, o professor Hermílio Santos também celebra a aprovação do projeto Pesquisa com Narrativas Biográficas: Cooperação com o Centro de Métodos em Ciências Sociais da Universidade de Göttingen – Alemanha em um financiamento da Fapergs-Capes de internacionalização de Programas de Pós-Graduação, também em parceria com a professora Gabriele Rosenthal. Neste projeto estão previstas missões da professora alemã à PUCRS em 2019 e 2020, assim como da professora Nicole Witte, também da Universität Göttingen.

Santos e seus orientandos de mestrado e doutorado também deverão fazer missões na Alemanha nos próximos 30 meses. “Além de seminários e palestras proferidas pelas pesquisadoras alemãs na PUCRS, ao final do período de 30 meses temos o compromisso de elaborar um projeto de pesquisa conjunto a ser submetido para financiamento por agências de pesquisa do exterior, em especial da Alemanha. Aqui, os recursos aprovados pela FAPERGS são de 94 mil reais”, finaliza o docente.

Parceria PUCRS e Universität Göttingen

A Universidade já mantém um acordo de cooperação com a instituição alemã desde 2014. Desde então a PUCRS tem recebido anualmente estudantes de pós-graduação em ciências sociais e encaminhado doutorandos para participar de atividades de treinamento no método de narrativas biográficas. Alunos de graduação também já tiveram a oportunidade de realizar mobilidade acadêmica, com financiamento da universidade alemã. Além disso, o professor Hermílio Santos já foi pesquisador visitante na instituição, assim como a professora Gabriele já esteve na PUCRS proferindo palestras, seminários e como professora visitante junto ao PPGCS. A pesquisadora alemã já publicou duas obras pela Editora da PUCRS (Edipucrs), com apresentação e revisão técnica da tradução pelo professor Hermílio Santos.