29/06/2023 - 09h31

Encontro apresenta resultados do Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa

Edição especial do Happy Hour Propesq reuniu os pesquisadores que tiveram propostas contempladas

Nesta terça-feira, dia 27, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação promoveu mais uma edição do Happy Hour Propesq, momento de conversa sobre as pesquisas conduzidas na PUCRS. A iniciativa, que nasceu em 2021, em formato online, convida pesquisadores de diferentes áreas para apresentar suas pesquisas. Nesta edição, que aconteceu presencialmente no Living 360°, pesquisadores contemplados no Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa (PAPROP) foram convidados a compartilhar os principais resultados de seus projetos. 

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação Carlos Eduardo Lobo e Silva e a diretora de pesquisa Maria Martha Campos lideraram o encontro, destacando a importância da integração entre diferentes áreas e a importância de oportunidades que ofereçam visibilidade às pesquisas conduzidas na Universidade.  

Ciência de dados em foco 

Foto: Mariana Haupenthal

O edital do Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa, lançado em 2020, teve como objetivo prover recursos financeiros para apoiar projetos de pesquisa que envolvessem a Ciência de Dados, seja como recurso metodológico ou temática fim da pesquisa. Ao todo quatro projetos foram contemplados e tiveram duração de 2 anos. 

No evento desta terça-feira, três projetos foram compartilhados. O professor da Escola de Medicina Carlos Eduardo Poli de Figueiredo apresentou o projeto Ciência de Dados no acompanhamento do paciente com Doença Renal Crônica. O objetivo principal foi desenvolver uma ferramenta utilizando inteligência artificial que permita predizer desfechos de morbimortalidade em pacientes com base nos biomacardores de rotina. 

Já a professora Laura Pinto Utz apresentou o projeto Ciência de dados aplicada à biodiversidade, que foi conduzido no Pró-Mata. O projeto teve como finalidade a identificação molecular da biodiversidade por eDNA metabarcoding, fazer a análises de redes complexas de interações ecológicas e utilizar métodos computacionais de análise de big data. 

Por fim, o professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Sandro Bonatto apresentou os resultados do projeto Genômica, machine learning e a evolução dos golfinhos oceânicos, que teve o propósito de entender a história evolutiva de delphininae e reconstituir a filogenia do grupo através de dados genômicos utilizando a ciência de dados. 

Novos encontros do Happy Hour Propesq serão divulgados em breve. Caso tenha interesse em ser notificado sobre os próximos eventos, entre em contato pelo e-mail [email protected]. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias