03/03/2021 - 08h42

CNPq promove concurso de fotografia com tema Ciência, Tecnologia e Inovação

Estudantes, professores e pesquisadores podem participar do Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte até o dia 29 de abril de 2021

Em 2019, Edgar Kanaykõ Xakriabã foi o premiado, no tema Ambiente Silvestre e Antrópico / Foto: Edgar Kanaykõ Xakriabã

Estão abertas as inscrições para o 10º Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte, que tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq, em consonância com as determinações expressas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13709, de 14 de agosto de 2018).

O prêmio é destinado a estudantes maiores de 18 anos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros. As inscrições vão até às 18h do dia 29 de abril de 2021 no site oficial da premiação.

O prêmio é concedido em duas categorias:

1 – Imagens produzidas por câmeras fotográficas: Ambiente natural e antrópico.
2 – Imagens produzidas por instrumentos especiais (ópticos, eletrônicos e eletromagnéticos): Lupa, microscópio, microscópio eletrônico, telescópio, imagem de satélite, raios-x, ultrassom, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio, PET Scan e tomografia computadorizada.

O 1º lugar receberá um prêmio de R$ 8 mil, o 2º lugar, R$ 5 mil e o 3º lugar, R$ 2 mil. Além disso, o primeiro colocado de cada categoria receberá passagem aérea e diárias para participar da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2021, em data e local a serem definidos. Mais informações sobre o regulamento no site.