28/10/2021 - 15h46

PUCRS abre inscrições para o Vestibular 2022 e anuncia dois novos cursos

Engenharia de Energias Renováveis e Comunicação Empresarial são as novidades para o próximo ano

Provas do Vestibular 2022 acontecem nos dias 4 e 5 de dezembroEstão abertas as inscrições para o Vestibular 2022 da PUCRS, e com novidades: a Universidade anuncia dois novos cursos: Engenharia de Energias Renováveis, da Escola Politécnica, e Comunicação Empresarial, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. Os candidatos e candidatas interessados/as podem se inscreveraté o dia 24 de novembro.   

Nesta edição, as provas serão aplicadas nos dias 4 e 5 de dezembro e, em razão da pandemia, acontecerão em modalidades diferentes. Candidatos para o curso de Medicina terão prova presencial no dia 4, sábado, das 13h às 18h30no mesmo formato dos anos anteriores, com 70 questões objetivas e uma redação. Já o vestibular para cursos das demais áreas do conhecimento será por meio de uma prova de redação online, realizada às 15h do dia 5Outra opção de ingresso para todos os cursos é aproveitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado entre 2012 e 2020.  Para Medicina, o aproveitamento é válido para Exames realizados a partir de 2017. 

As inscrições para o Vestibular 2022 devem ser feitas no site Estude na PUCRS e os/as candidatos/as podem escolher se querem ser avaliados pela nota da prova, do Enem, ou em ambas, em que se considera sua melhor classificação. O custo de inscrição é de R$ 150 para Medicina e de R$ 60 para as demais áreas. Quem participou do Open Campus conta com 50% de desconto sobre o valor. 

Vestibular 2022: Novos cursos para as novas necessidades do mundo 

Para atender às demandas do mundo por profissionais capazes de criar e implementar soluções ágeis na sociedade, nas comunidades e nas organizações, com um olhar estratégico ao que o mercado de trabalho necessita, a PUCRS oferece dois novos cursos neste Vestibular. Conheça um pouco sobre cada um deles: 

Engenharia de Energias Renováveis 

Nos próximos 10 anos, a matriz elétrica brasileira continuará sendo dominada por sistemas baseados em fontes renováveis de energia, como sistemas fotovoltaicos, biomassa, sistemas eólicos, entre outros. Neste mercado, a geração distribuída e as redes inteligentes com armazenamento de energia serão de grande importância, tornando o sistema mais flexível e, ao mesmo tempo, mais complexo, aumentando a necessidade de profissionais altamente qualificados na área 

Neste cenário, a PUCRS lança o primeiro curso de graduação presencial em Engenharia de Energias Renováveis no Sul do Brasil. A formação busca formar profissionais reflexivos, participativos e atuantes, que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e sejam capazes de coordenar, supervisionar e orientar as melhores práticas para o uso mais eficiente e sustentável dos recursos energéticos.  

O engenheiro de energias renováveis também pode atuar na comercialização, gestão de energia, eficiência energética e projeto e planejamento de sistemas de energias, áreas altamente demandadas pelo mercado de trabalho atual. 

Comunicação Empresarial 

O foco estratégico da comunicação tem sido cada vez mais apropriado no contexto das organizações e a busca por profissionais capazes de analisar e desenhar cenários organizacionais é crescente. Assim, o curso irá preparar os/as alunos/as para planejar a comunicação em suas modalidades – administrativa, interna, comunitária, institucional, mercadológica e digital -, bem como para elaborar e gerir políticas e projetos de comunicação. 

O curso Superior de Tecnologia em Comunicação Empresarial da PUCRS é a escolha certa para quem procura uma formação em gestão e assessoramento de comunicação de forma integrada e conectada com outras áreas do conhecimento, como negócios, marketing, planejamento e pesquisa. O profissional formado será capaz de avaliar tendências e possibilidades de interação das empresas com seus diferentes públicos, promovendo o diálogo e o engajamento com uma abordagem mais humana e clara.    

Prova online garante segurança e confiabilidade 

Mantendo os cuidados que o momento ainda exige, a Universidade preparou opções de seleção pautadas em preservar a saúde de todos e em manter o processo de avaliação tradicionalmente qualificado e confiável. Os candidatos poderão conhecer a plataforma na qual será realizada a prova previamente, em um simulado no ambiente digital, igual ao que será utilizado na prova, de 26 de novembro a 2 de dezembro.  

Para fazer a avaliação é necessário ter um computador, desktop ou notebook, com webcam e microfone funcionando perfeitamente. A prova terá duração de uma hora e é necessário entrar na plataforma com 30 minutos de antecedência para efetuar a sua identificação.   

A PUCRS terá uma equipe dedicada a conceder orientações sobre a plataforma. É obrigatório que o simulado seja feito no mesmo computador que será utilizado para a realização da prova.  

A avaliação será aplicada por meio de um ambiente virtual composto de um robusto sistema antifraude da Mercer, empresa estadunidense reconhecida pelos recursos tecnológicos de segurança para processos de avaliação remotos. O sistema conta com recursos de vigilância online por inteligência artificial e por pessoas que acompanharão em tempo real, gravação do vídeo, som e tela de participantes e processo de identificação e autorização para início da prova.  

Presencial para candidatos de Medicina 

Vestibular 2022 acontecerá em dezembro

Quem participou do Open Campus terá 50% de desconto na inscrição do Vestibular de Verão 2022 / Foto: Camila Cunha

Como nos anos anteriores, a prova de Medicina será estruturada com 70 questões objetivas + prova de redação com a seguinte divisão: 10 questões de Língua Espanhola ou Inglesa (peso 1); 10 questões de Matemática (peso 1); 10 questões de Língua Portuguesa (peso 1); Prova de Redação (peso 1); 20 questões de Física, Química e Biologia (peso 4); 20 questões de Literatura, História e Geografia (Peso 2).   

Com a nota do Enem  

Para esta modalidade, que tem reserva de 50% das vagas, estudantes que desejam ingressar na Medicina precisam ter nota mínima de 600 pontos e podem utilizar a nota das provas aplicadas entre 2017 e 2020. Para os demais cursos, é preciso ter realizado a prova entre 2012 e 2020 e ter feito 400 pontos ou mais.   

Incentivo à educação e ingresso no mercado de trabalho  

Além do reconhecimento pela estrutura disponível e o corpo docente formado por pesquisadores e profissionais que são destaque em suas áreas de atuação, a PUCRS prioriza a facilidade de acesso aos seus cursos e uma série de condições financeiras como bolsas, créditos educativos e diferentes possibilidades de financiamento.   

Atualmente, 40% dos estudantes matriculados na PUCRS contam com algum subsídio para a realização dos estudos e colocação no universo profissional. Apenas em 2020 a Universidade viabilizou o ingresso de mais de 5.500 estudantes no mercado de trabalho e prestou mais de 1.900 consultorias de carreira.   

Leia também: Confira possibilidades de créditos e bolsas de estudo oferecidas pela PUCRS  

Conhecimento, o caminho para o seu futuro 

Confira os cursos com vagas abertas para ingresso no primeiro semestre de 2022 no site Estude na PUCRSAlém do Vestibular, os cursos da PUCRS também aceitam pedidos de Ingresso Diplomado, Transferência, Reopção, entre outros. 

Todas as dúvidas sobre o Vestibular envolvendo o Edital, o Manual do Candidato, as formas de seleção ou o funcionamento da ferramenta que será utilizada na prova online também podem ser esclarecidas no site e com o Hub de Relacionamento da Universidade, que atende pelo e-mail [email protected]e pelo WhatsApp (51) 99871-2972.   

Programe-se para o Vestibular 2022 PUCRS  

Prova para o curso de Medicina 

O quê: prova presencial para ingresso no curso de Medicina 

Quando: 4/12 | das 13h às 18h30 

Prova online 

O quê: prova online de redação para todos os cursos, exceto Medicina 

Quando: 5/12 | das 15h às 16h30  

Acompanhe as orientações nos manuais do candidato de Medicina e dos demais cursos.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias