03/11/2022 - 13h00

Como escolher qual linha de pesquisa seguir no mestrado e doutorado?

Decisão influencia tanto na elaboração do projeto de pesquisa quanto na preparação para a seleção da pós-graduação

Como escolher qual linha de pesquisa seguir no mestrado e doutorado?

Foto: Pexels

Saber qual linha de pesquisa você vai querer seguir no mestrado ou doutorado é um passo importante para a elaboração do seu trabalho ao longo da pós-graduação. Assim como a área de concentração, a partir dela serão definidas quais disciplinas e atividades você irá realizar durante a formação. Não sabe qual é a diferença entre as duas coisas? A gente te explica: 

  • Área de concentração: contempla as disciplinas, atividades didáticas e de pesquisas científicas que são desenvolvidas na pós-graduação. Serve para organizar a estrutura do curso. 
  • Linha de pesquisa: representa o núcleo temático de atuação e serve como uma direção para os trabalhos acadêmicos, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Você pode encontrar ambas nos editais de cada Programa de Pós-Graduação da PUCRS (PPG), que estão com inscrições abertas. Para saber qual se encaixa melhor no seu projeto de pesquisa, compare os objetivos indicados no edital com os seus. 

Em caso de dúvidas, entre em contato previamente com o PPG pretendido. O próprio possível orientador ou orientadora poderá lhe ajudar nessa decisão. 

Saiba o que você quer e pode estudar 

Além de decidir qual tema você quer trabalhar na sua pesquisa, confira quais linhas de pesquisa se encaixam com o que você pretende investigar na sua formação. 

Para combinar a sua ideia em uma linha de pesquisa, talvez uma boa opção seja fazer alguns ajustes para ter mais chances de conseguir uma vaga ou até mesmo a bolsa dos sonhos.  

Trabalhos em grupo... online! E agora? - Saiba como utilizar as tecnologias para aproveitar ao máximo as diferentes possibilidades de dinâmicas do ambiente virtual

Foto: Christina Morillo/Pexels

Conheça quem vai te acompanhar 

Na página dos PPGs é possível conferir quem é a coordenação de cada curso e pesquisar, por exemplo, o currículo de docentes, projetos que a equipe já participou, entre outros aspectos. 

Em alguns casos, a aceitação prévia de quem vai te orientar é um dos critérios de seleção. Aproveite esse momento para tirar dúvidas sobre exemplos de trabalhos já realizados, metodologias, verbas já captadas, materiais disponíveis e outros aspectos para avaliar se seu projeto está condizente. 

Quanto mais informações você tiver, melhor. Afinal, serão anos de convivência e aprendizado em conjunto. 

Leia também: Como escolher quem vai te orientar no mestrado ou doutorado? 

Posso mudar minha linha de pesquisa se eu me arrepender? 

Mudar de linha de pesquisa pode significar também precisar mudar quem está lhe orientando. Não é o ideal, pois atrasa o andamento no curso até que a sua pesquisa esteja readequada, mas pode acontecer. 

Para evitar isso, prepare-se bem antes de tomar a decisão final: coloque no papel tudo o que você precisa levar em consideração e conte com a ajuda da coordenação dos PPGs para lhe orientar, se necessário. 

Matricule-se no mestrado ou doutorado

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias