PUCRS é bicampeã do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora
Universidade conquistou o reconhecimento pelo segundo ano seguido na categoria Ensino Superior
Equipe do projeto Colab Ação da PUCRS, juntamente com a Secretaria de Educação do Estado, Raquel Teixeira, e o Superintendente do Sebrae RS, Gilberto Petry / Foto: Divulgação
O projeto Colab Ação – Edição Especial de Pandemia da PUCRS conquistou o primeiro lugar na etapa estadual do 2º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A premiação foi realizada nesta terça-feira, 15 de março, com o objetivo de reconhecer práticas educacionais que fomentam o comportamento empreendedor em estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Profissional e Superior.
A iniciativa vencedora foi desenvolvida pelo Laboratório de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear) em parceria com a Coordenadoria de Graduação Online, a disciplina de Trabalho Integrado em Saúde (TIS) da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e o Estúdio Etérea. O projeto estimulou a construção de uma proposta humanitária para o enfrentamento da Covid-19 e o desenvolvimento de competências empreendedoras e colaborativas. A ação já impactou 12 turmas e 746 estudantes de 12 cursos diferentes.
Com a conquista, a Universidade se tornou bicampeã do Prêmio Sebrae. Em 2019, o Idear foi o vencedor da premiação, que reconheceu o trabalho de fomenta e sensibilização de estudantes, docentes e a comunidade para o empreendedorismo por meio de atividades, eventos, oficinas e maratonas.
Para o Diretor de Graduação da PUCRS, Denizar Melo, o empreendedorismo é um diferencial na formação de pessoas que geram mudanças sociais e econômicas. “Educação empreendedora significa aprender a gerar benefícios à sociedade, e não somente a criação de empresa. Trabalhamos no desenvolvimento de cidadão propositivos e com competências transversais, capazes de transformar ideias em projetos reais”.
Desafio na pandemia
O Colab Ação é um jogo digital composto por 32 cartas e deve ser jogado em equipes, em que cada integrante é responsável por pensar na combinação de cartas e propor soluções. O baralho é dividido nas seguintes categorias: Pandemia Covid-19 (1 carta); Equipe (7 cartas); Parceria (7 cartas); Tempo (7 cartas); e Recursos (10 cartas).
Coordenadora de Graduação Online, Débora Conforto ressalta que o primeiro desafio para implementação da iniciativa foi transformar um jogo de cartas físicos para o ambiente digital, para garantir sua integração à plataforma Moodle e assim possibilitar a interação dos estudantes.
“A possibilidade de construção de respostas estava no potencial da própria Universidade, em sua capacidade de construindo as parceiras necessárias para transformar o desafio do distanciamento físico em uma oportunidade de forjar um processo de aprendizagem significativo”, aponta Débora.
Foto: Diego Furtado
Estímulo a educação empreendedora em sala de aula
Professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Andrea Bandeira destaca que a disciplina de Trabalho Integrado em Saúde (TIS), em que o projeto Colab Ação foi aplicado, integra estudantes de todos os cursos da saúde, reforçando o trabalho em equipe e a interprofissionalidade.
“A partir do jogo, os alunos e alunas tinham que construir uma proposta humanitária para o enfrentamento da Covid-19. Foi uma experiência muito rica, porque, além de serem instigados a pensar em soluções e ideias inovadoras e empreendedoras para superar um contexto complexo, os estudantes desenvolveram competências colaborativas através de grupos multiprofissionais. Na área da saúde, essa complementariedade de olhares é cada vez mais fundamental”, conta Andrea.
Coordenadora do Idear, a professora Naira Libermann ressalta que a pandemia expandiu a demanda de inovação na área da saúde e que o projeto Colab Ação busca dar respostas para essa necessidade. A professora também reforça que o prêmio é um reconhecimento das ações desenvolvidas dentro da Universidade.
“Para nós, essa premiação busca destacar o potencial que temos para oferecer soluções inovadoras na educação. No Idear, estamos trabalhando cada vez mais em metodologias e estratégias de inovação e empreendedorismo para a formação docente e práticas pedagógicas. Então, o prêmio é um reconhecimento de todo esse trabalho feito de forma curricular e em diferentes projetos”.
Confira a equipe do projeto Colab Ação:
- Ana Cecília Bisso Nunes, coordenadora acadêmica do Idear;
- Andrea Bandeira, professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e coordenadora de Ensino-Serviço em Saúde;
- Débora Conforto, coordenadora de Graduação Online;
- Denizar Mello, diretor de Graduação;
- Diego Furtado, jornalista e mestrando em Comunicação Social;
- Gabriela Kurtz, professora da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos e do Idear;
- Naira Libermann, coordenadora do Idear;
- Roberta Fin Motta, professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e do Idear;
- Vinicius Rafael Cárcamo, designer gráfico e webdesigner na Coordenadoria de Graduação Online.