Já sabe qual linha de pesquisa seguir no mestrado e doutorado? Veja dicas para decidir
Decisão influencia tanto na elaboração do projeto de pesquisa quanto na preparação para a seleção da pós-graduação
Saber qual linha de pesquisa você vai querer seguir no mestrado ou doutorado é um passo importante para a elaboração do seu trabalho ao longo da pós-graduação. Assim como a área de concentração, a partir dela serão definidas quais disciplinas e atividades você irá realizar durante a formação. Não sabe qual é a diferença entre as duas coisas? A gente te explica:
- Área de concentração: contempla as disciplinas, atividades didáticas e de pesquisas científicas que são desenvolvidas na pós-graduação. Serve para organizar a estrutura do curso.
- Linha de pesquisa: representa o núcleo temático de atuação e serve como uma direção para os trabalhos acadêmicos, segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para saber qual Programa de Pós-Graduação se encaixa melhor no seu projeto de pesquisa, compare os objetivos indicados nos editais com os seus. Em caso de dúvidas, entre em contato previamente com o PPG pretendido. O/a próprio/a possível orientador/a poderá lhe ajudar nessa decisão.
Saiba o que você quer e pode estudar
Além de decidir qual tema você quer trabalhar na sua pesquisa, confira quais linhas de pesquisa se encaixam com o que você pretende investigar na sua formação.
Para combinar a sua ideia em uma linha de pesquisa, pode ser uma boa opção fazer alguns ajustes para ter mais chances de conseguir uma vaga ou até mesmo a bolsa dos sonhos.

É importante pesquisar sobre a coordenação e o corpo docente do PPG no qual você pretende ingressar/ Foto: Christina Morillo/Pexels
Conheça quem vai acompanhar você
Na página dos PPGs é possível conferir quem compõe a coordenação de cada curso e pesquisar, por exemplo, o currículo de docentes, projetos dos quais a equipe já participou, entre outros aspectos.
Em alguns casos, a aceitação prévia do/a seu/sua futuro/a orientador/a é um dos critérios de seleção. Aproveite esse momento para tirar dúvidas sobre exemplos de trabalhos já realizados, metodologias, verbas já captadas, materiais disponíveis e outros aspectos para avaliar se seu projeto está condizente.
Quanto mais informações você tiver, melhor. Afinal, serão anos de convivência e aprendizado em conjunto.
Leia também: Currículo Lattes: passo a passo para aprender a utilizar a plataforma
Posso mudar minha linha de pesquisa se eu me arrepender?
Mudar de linha de pesquisa pode significar também precisar mudar quem está lhe orientando. Não é o ideal, pois atrasa o andamento no curso até que a sua pesquisa esteja readequada, mas pode acontecer.
Para evitar isso, prepare-se bem antes de tomar a decisão final: coloque no papel tudo o que você precisa levar em consideração e conte com a ajuda da coordenação dos PPGs para lhe orientar, se necessário.
Leia mais: Mestrado e doutorado: nova oportunidade de ingresso em 2023