08/09/2021 - 17h43

Conheça os projetos que foram destaque na Maratona de Inovação 2021

Estudantes da Universidade desenvolveram soluções para a sociedade híbrida e hiperconectada

maratona de inovação PUCRSA Maratona de Inovação PUCRS 2021 (MIP) inspirou alunos e alunas da Universidade a pensarem soluções para a sociedade híbrida e hiperconectada. Com o tema Uma nova era se inicia: ressignificados da vida em sociedade a MIP reuniu mais de 180 estudantes para pensar de forma interdisciplinar sobre os desafios nas áreas de Educação e Comunicação e Saúde e Bem-Estar. 

Promovida pelas sete Escolas da Universidade, pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e pelo Laboratório Interdisciplinar de Inovação e Empreendedorismo (Idear), a MIP aconteceu entre os dias 23 de agosto e 2 de setembro, de forma online. 

Coordenadora acadêmica do Idear, a professora Ana Cecília Bisso Nunes destacou o engajamento de alunos e alunas durante a Maratona. “Tivemos estudantes de mais de 20 cursos diferentes, de todas as Escolas, trabalhando em grupos interdisciplinares por cerca de dez dias e apresentando projetos inovadores para tornar o mundo melhor. Foram mais de 2.600 reproduções nos conteúdos e mais de 300 horas de consumo de vídeos. Então, com certeza, foram dias de muito trabalho e aprendizado”, comentou. 

Rafael Chanin, líder do Tecnopuc Startups, ressaltou a importância de iniciativas que fomentam o empreendedorismo e a inovação.

“Os negócios não nascem milionários, eles nascem locais. E, muitas vezes, a partir de ideias que surgem dentro das salas de aula. É muito bom ver ações como a MIP se consolidando dentro da Universidade e sendo uma grande oportunidade para nossa comunidade experimentar o empreendedorismo e desenvolver negócios”. 

Mais de 50 mentores auxiliaram os estudantes no desenvolvimento das ideias, que foram avaliadas por uma banca composta por 10 professores e professoras da Universidade. Os projetos finalistas também concorreram nas categorias de Voto Popular e Prêmio AGES, oferecido pela Agência Experimental de Engenharia de Software da PUCRS para o desenvolvimento de aplicativos. 

Conheça destaques da MIP 2021: 

Dimensão Saúde e Bem-estar 

1º destaque: Meu mundo azul – Premiado AGES 

  • Resumo do projeto: Plataforma que propõe o diagnóstico de autismo. Além disso, conecta pacientes com médicos e especialistas na área, a ideia é oferecer um serviço que seja uma rede de apoio para pacientes autistas.  
  • Integrantes do grupo: Alice Kilppe Felizardo, Ana Carolina Gerber Monteiro, Bruna Prebianca Magalhães, Bruna Tkatch Pereira, Catharina Fanti Stringhini, Eduarda Kotlinsky Weber, Isabela Botta Becker, Isadora Krob, Julia Maria Lasevicius Perisse, Letícia Danzmann e Rodrigo da Rosa. 

2º destaque: Sasha (Remendados) – Vencedor na categoria Voto Popular 

  • Resumo do projeto: Aplicativo com múltiplas funções para auxiliar estudantes no nível de concentração e preservação da saúde (mental e física) no modelo de ensino híbrido. 
  • Integrantes do grupo: Alina Silva Fernandes, Ana Luiza da Silva Villwock, Candida Motta Ribeiro, Ellynton da Silva Tabajara, Gabriela Leite Schiavi Rodrigues, Guilherme Romanini Kuticoski, Lucas Yugi Kumagai, Matheus Barcellos Bofilln e Yolanda Aquino de Souza. 

Dimensão Educação e Comunicação 

1º destaque: Autis – Premiado AGES 

  • Resumo do projeto: Aplicativo que auxilia professores na inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista na educação pública, facilitando a identificação de manifestações do TEA no aluno e de suas necessidades e proporcionando compartilhamento de experiências com outros professores.
  • Integrantes do grupo: Ana Carolina Reolão Stobbe, Ana Julia Schmidt Schwalm, André Vieira da Costa, Bárbara Imhoff, Laura Menestrino Prestes, Maria Paula Neiman, Matheus Luiz Antunes Trevizan, Nathally Taylor Reis, Paloma de Marcos Cogo e Vitória Goulart Vargas. 

2º destaque: Umore 

  • Resumo do projeto: Trata-se de uma ferramenta proposta para estimular interações em sala de aula. Como diferencial, a proposta do Umore é tornar mais flexíveis as interações em sala de aula. 
  • Integrantes do grupo:  Andréia Ruthner Kerber, Gabriela Tedesco de Souza, Isabela Weingärtner Welter, Laura Oliveira Ribas, Maitê Griebeler Dal Soglio, Marciele Madruga Machado, Maria Fernanda Koschewitz Luchsinger, Natália dos Santos Borba, Silvia Etchalus de Macedo, Tassiane Carneiro Costeira e Vinicius Glevander Rodrigues.

3º destaque: Kinderact – Vencedor na categoria Voto Popular 

  • Resumo do projeto: Trata-se de um aplicativo que busca reunir a comunidade escolar para discutir a diversidade de uma maneira colaborativa.  A proposta do app é ter uma rede de apoio para inserção da diversidade através da interatividade do aplicativo, temático e disponibilidade de profissionais para esclarecer dúvidas. 
  • Integrantes do grupo: Gustavo Lorenset Benedetti, Guylherme Ferreira Alves, Hannah Artemis Neumann Wolmeister, Henrique Freire Zaffari, Larissa Biancamano Meira, Lorenzo Maciel Rivero, Maria Eduarda Bastos de Brito, Milena Monticelli Giongo, Rafael Vanny Bento, Vitória Lima Richetti e Yasmin Foerster Contini. 
Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias