13/12/2019 - 10h54

Alunas da Famecos são premiadas no 36º Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo

Estudantes foram destaque na categoria Acadêmico

Alunas da Famecos são premiadas no 36º Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo

Foto: Sergio Trentini

Manuela Neves Ribeiro, estudante de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, conquistou o segundo lugar, na categoria Acadêmico, no 36° Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo, com a matéria O despreparo de nossos policiais é alarmante, produzida para o Editorial J. A foto de capa que ilustrou o texto premiado é de Carolina Zanette Dill, também aluna do curso.

A estudante lembra da felicidade em ser agraciada pela segunda vez no prêmio promovido pelo Movimento de Justiça e dos Direitos Humanos (MJDH) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Aos 20 anos, Manuela se sente confiante em relação ao futuro: “gosto muito do que eu faço, as grandes reportagens, mas quero explorar mais as outras áreas do jornalismo”, revela.

Violência policial

“Em 2017, houve diariamente 14 mortes por intervenção policial e 5.159 no total”, denuncia a matéria. O tema tem se tornado cada vez mais recorrente socialmente, assim como a preocupação com a violência. Segundo uma pesquisa feita pelo Datafolha, a maioria da população brasileira tem medo de sofrer algum tipo de violência por parte da polícia, dentre essas pessoas, 20% dizem ter muito medo.

Para Carolina, que ganhou seu primeiro prêmio, o assunto da matéria precisa ser falado e debatido de forma permanente. “Quando você termina a reportagem a sensação é de missão cumprida. Foi um tema muito envolvente”, complementa Manuela.

Alunas da Famecos são premiadas no 36º Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo

Foto: Sergio Trentini

A pesquisa do Datafolha também revelou que 60% dos adultos tem medo de andar em seu bairro à noite. Dos 40% que não tem medo, 48% são homens e 49% moradores de municípios com até 50 mil habitantes. 68% das mulheres têm medo de andar à noite no bairro, assim como 67% das pessoas mais velhas.

Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo

A entrega do certificado aconteceu na noite de terça-feira, dia 10 de novembro, em um dos auditórios da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Porto Alegre. O objetivo da premiação é “estimular o trabalho dos profissionais do Jornalismo na denúncia das violações e na vigilância ao respeito dos Direitos Humanos”, segundo o portal oficial da Ordem. Para concorrer nas próximas edições, é necessário acompanhar as inscrições no site.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias