17/12/2020 - 09h45

5 dicas: como ter um Natal mais sustentável

Confira sugestões para adaptar a tradicional celebração com troca de presentes, pratos deliciosos e decorações

5 dicas: como ter um Natal mais sustentável

Foto: Pexels

Chegou o momento do ano em que os lares ganham luzinhas piscantes, as propagandas tocam jingles dançantes e todos as refeições podem ganhar adaptações com uvas passas. Ho, ho, ho, chegou o Natal! E para você ter uma celebração mais consciente, sustentável e sem desperdícios, confira dicas especiais preparadas por integrantes do Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Negócios com Impacto Social do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Negócios da PUCRS. Ah, mas antes, já pode preparar a sua playlist natalina e a toca de Papai ou Mamãe Noel, viu?

1. Comece reutilizando as embalagens

Apesar de ser um item muito característico do Natal, as embalagens geram um grande o volume de lixo. Dê preferência para aquelas com materiais recicláveis, como papel kraft e cordão. Outra opção é utilizar tecidos, que podem ser lavados e ganhar outra aplicação após o uso. Ou ainda, que tal reutilizar embalagens de outros anos? Em vez de escrever o nome da pessoa presenteada à caneta, anote com lápis ou em um cartão personalizado. 

Por: Aline Roncato Lazzari, gosta de ideias diferentes na hora de dar presentes. 

2. Experimente alimentos veganos e vegetarianos

As refeições não precisam necessariamente de carnes ou alimentos de origem animal para serem saborosos. E a crise gerada pelo coronavírus, fez muitas pessoas refletirem ainda mais sobre seu estilo de vida. Aproveite a ceia para repensar o cardápio e incluir alimentos veganos ou vegetarianos à mesa. Com cada vez mais adeptos/as ao movimento, hoje em dia existem receitas alternativas acessíveis e práticas de fazer. 

Por: Ana Clara Souza, vegana há 8 anos, viu aumentar o interesse pelo tema entre seus amigos e amigas durante a pandemia

3. Presenteie com algo que gostaria de receber

5 dicas: como ter um Natal mais sustentável

Foto: Pexels

Opte por presentes funcionais ou coletivos. Quem nunca recebeu algo que não precisava ou, até mesmo, já tinha? No lugar de cada pessoa dar uma lembrancinha, uma boa alternativa é fazer uma vaquinha em grupo para dar um presente de maior valor e que a pessoa realmente esteja precisando. Se forem muitas pessoas, você pode até usar uma plataforma de crowdfunding, como o FreeFunder, por exemplo, que é gratuito.  

Por: Maira Petrini, que adora praticidade e é ativa no combate ao desperdício. 

4. Vá além do presente e seja presença

Foque na experiência e não no presente, principalmente com as crianças. Demonstrar carinho vai além dos bens materiais: crie momentos especiais que ficarão marcados na memória. Como construir um calendário com atividades diárias até o dia de Natal, fazer um bolo diferente ou decorar biscoitos e assistir a um filme com todo mundo reunido, por exemplo.  

E, se for presentear, priorize a qualidade e não na quantidade. Opte por itens de madeira ou de pano, de fabricação local, brinquedos de segunda mão ou até uma assinatura de livros. 

Por: Mariana Aydos, mãe da Guadalupe que defende a busca por uma maternagem consciente e sustentável. 

5. Crie sua própria decoração

As árvores e as decorações são algumas das partes mais divertidas do Natal, mas podem sair bem caras, além de envolverem muito plástico. E na verdade você pode criar itens decorativos a partir de coisas que já tem em casa ou adaptar as decorações do ano anterior. Reaproveite embalagens de presentes, cartões, papelão, recortes de revistas e sucatas. Pronto, agora é só chamar a família para colocar a criatividade em prática.  

Por: Larissa Lehmen, que acredita que a sustentabilidade e a criatividade vão mudar o mundo.  

Dica bônus 

Se você se interessa por sustentabilidade, meio ambiente e gestão de projetos, conheça os MBAs em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular, Gestão de Projetos e Sustentabilidade Ambiental, Design, Inovação e Sustentabilidade, Direito Ambiental e Sustentabilidade e Projeto e Edificações Sustentáveis oferecidos pela PUCRS, além da possibilidade de ingressar no mestrado ou doutorado e fazer parte do Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Negócios com Impacto Social. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias