PUCRS 360º apresenta a Universidade em transformação

Movimento abrange novidades desde a Graduação aos ambientes de ensino e convívio no Campus

14/12/2017 - 11h18

PUCRS 360°Mais autonomia para nossos estudantes durante sua trajetória universitária, novos eixos formativos para uma experiência acadêmica diferenciada, mais espaços de convivência e estudo no Campus, são apenas algumas das novidades que compõem o movimento de transformação da PUCRS e que entram em vigor a partir de 2018. Os projetos estão reunidos no movimento chamado de PUCRS 360ºUniversidade em transformação. O conceito, escolhido junto a estudantes, reitera, entre outras dimensões, a compreensão integral das pessoas e da educação; a nossa identidade enquanto uma instituição global, plural e múltipla que abrange todas as áreas do conhecimento e o nosso movimento de reorganização acadêmica que conecta os cursos em Escolas e potencializa a convergência e integração entre as áreas do conhecimento.

Desenvolvidas desde 2014, as iniciativas são fruto de estudos profundos, conduzidos por equipes interdisciplinares, tendo como base modelos nacionais e internacionais de referência. “As propostas decorrem do nosso posicionamento estratégico e da nossa identidade. Além disso, reflete a nossa busca incessante de uma nova educação para uma nova sociedade”, destaca o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira. Os detalhes dessa novidade estão disponíveis no site www.pucrs.br/360.

Os quatro eixos do movimento PUCRS 360º

Pucrs 360º, vestibular, aprender diferente, campus repensado, educação integral, trajetória acadêmica aberta, transformação

• Trajetória acadêmica aberta

Permite que o estudante tenha autonomia para escolher seu percurso universitário (essa implantação será gradativa), levando em consideração suas habilidades e interesses. Os currículos são organizados em estruturas formativas que, combinadas, resultam em diplomas e certificados, permitindo uma formação dinâmica, inovadora e continuada.

• Educação integral

O incentivo à formação empreendedora durante a graduação é uma das novidades, junto à ampliação da formação humanística, que prepara o estudante para um mundo de rápidas transformações e de reconfiguração das noções de trabalho, emprego e carreira.

• Aprender diferente

Está relacionado ao ensino orientado pela pesquisa, em que o estudante é agente da sua aprendizagem e é estimulado a desenvolver soluções para desafios reais que geram impacto social.

• Campus repensado

Tem como princípio todo espaço do Campus ser um ambiente de aprendizagem. Novas áreas e serviços, salas de aula, laboratórios e espaços de convivência (entre eles, a Rua da Cultura, com atividades abertas ao público) serão progressivamente transformados, seguindo os princípios da flexibilidade para o uso e configuração de mobiliários, conectividade e atmosfera de convivência e de engajamento.

Novas Escolas

Ao final deste ano, estaremos organizados em oito Escolas, conectando as áreas do conhecimento e reunindo os cursos de Gradução e de Pós-Graduação. As mudanças geram mais interdisciplinaridade, oportunidades de formação, autonomia para o estudante trilhar seu caminho formativo e mais eficiência na gestão. Os cursos estarão divididos nas seguintes Escolas:

Vestibular Complementar

O Vestibular Complementar é mais uma opção de ingresso para quem quer cursar uma graduação. As inscrições será de 30 de janeira a 22 de fevereiro e a prova única de redação será realizada no dia 28 de fevereiro, das 19h30 às 21h30. A lista de cursos com vagas disponíveis poderá ser conferida a partir do dia 30 de janeiro.

Transferências

Estudantes de graduação regularmente vinculados em outras Instituições de Ensino Superior podem solicitar transferência para a PUCRS sem necessidade de fazer vestibular. Interessados devem preencher o formulário, imprimi-lo, e entregá-lo, junto aos documentos exigidos no Setor Acadêmico, da Central de Atendimento ao Aluno (Prédio 15 – Térreo) no Campus Central. De 11 de dezembro a 10 de janeiro (segunda a sexta-feira), o horário de atendimento será das 8h às 20h. De11 de janeiro a 2 de março (segunda a sexta-feira), a Central funcionará das 8h às 18h. Informações: (51) 3320-3573, (51) 3320-3588 e http://www.pucrs.br/transferencias/passo-a-passo/.