Programa raízes

Bolsas
Integrais

de graduação presencial

para pretos/as, pardos/as e indígenas

Conheça o programa

O Programa Raízes irá conceder uma bolsa de graduação para cursos presenciais informados pela Universidade no presente edital e ofertados no Vestibular com ingresso em 2024/2.

As bolsas são destinadas a candidatos/as pretos/as, pardos/as e/ou indígenas de nacionalidade brasileira que estejam em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica e sejam residentes de Porto Alegre ou Região Metropolitana de Porto Alegre.

Os/as candidatos/as concorrem às vagas através do aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Manifestar interesse

Quem pode participar?

Para concorrer às bolsas do Programa Raízes, é necessário cumprir alguns critérios de seleção.

Conheça os critérios

Conheça os cursos da PUCRS

Com bolsas disponíveis

O Programa Raízes irá conceder 23 bolsas integrais de graduação nos cursos de graduação presencial selecionados pela Universidade e apresentados a seguir, para ingresso pelo vestibular em 2024/2.

Conheça os cursos

Como faço para me inscrever?

Saiba quais são as etapas para realizar sua inscrição
1

Inscrição no Programa Raízes

De 28/5 a 4/6, faça sua inscrição através do formulário do programa, disponível neste site.

2

Pré-análise da Documentação

De 28/5 a 7/6 será realizada a pré-análise da documentação dos/as candidatos/as inscritos no Programa Raízes pela Comissão de Heteroidentificação da Universidade.

3

Divulgação dos aprovados na pré-análise da documentação

No dia 10/6, os candidatos/as pré-selecionados/as serão contatados individualmente pela Comissão de Seleção por telefone ou e-mail informados no ato da inscrição no Programa Raízes. Também será divulgada a relação dos candidatos pré-selecionados nesta etapa aqui no site.

4

Inscrição no Vestibular 2024/2 da PUCRS

De 7 a 10/6, inscreva-se no Vestibular da PUCRS, no site www.pucrs.br/vestibular, optando por participar por meio da Modalidade 2 – Enem.

Os/as candidatos/as inscritos/as no Programa Raízes e aprovados na pré-análise da documentação receberão isenção na taxa de inscrição para o Vestibular 2024/2, o que será reconhecido automaticamente pelo sistema de inscrições do Vestibular. Somente receberá isenção na taxa de inscrição para o Vestibular 2024/2 os/as candidatos/as aprovados/as na pré-análise da documentação que realizarem sua inscrição a partir do dia 28/5 até o dia 4/6.

5

Prova do Vestibular 2024/2

15/6 (sábado). Lembre-se que você não precisará participar, uma vez que a sua inscrição para o Programa Raízes será computada com a sua nota do Enem.

6

Divulgação dos resultados do Vestibular 2024/2

No dia 19/6, após a divulgação dos/as candidatos/as aprovados/as no Vestibular 2024/2, os/as 10 (dez) primeiros/as classificados/as de cada curso receberão o contato da Comissão de Seleção por meio do telefone ou e-mail informados no ato da inscrição no Programa Raízes para agendamento de entrevista pessoal e presencial com a Comissão de Heteroidentificação e Comissão de Seleção.

7

Entrevista

De 20 a 24/6 os/as 10 (dez) melhores classificados/as de cada curso participarão de entrevista pessoal e presencial com a Comissão de Heteroidentificação e Comissão de Seleção.

8

Divulgação dos candidatos/as classificados e suplentes

Em 24/6 os/as candidatos/as selecionados/as e suplentes serão comunicados individualmente por meio do telefone ou e-mail. A relação dos/as candidatos/as contemplados/as e suplentes também será publicado neste site.

9

Matrícula

A partir do dia 25/6 acontece o período de matrícula dos/as candidatos/as classificados/as, realizada junto à Central de Atendimento ao Aluno, localizada no Living 360° (prédio 15) da PUCRS.

10

Início das aulas 2024/2

Em agosto de 2024, os/as candidatos/as aprovados/as iniciam sua graduação na PUCRS.

Você está pronto/a para se tornar um/a estudante na PUCRS.

Depoimentos

Veja o que diz quem já participou da seleção do
Programa Raízes e hoje estuda conosco
O professor Francisco Arseli Kern, um dos responsáveis para proporcionar a melhor adaptação dos alunos está sempre em contato comigo para saber como estou. Ainda me emociono falando deles porque... É sem palavras o carinho e atenção que recebemos. Não é uma bolsa de estudos é muito mais é amizade, carinho, compreensão, jeito que eles tratam a gente então assim, não tem como a gente descrever isso. Isso não dá para colocar em palavras, só sentimento mesmo.
Tatiana
Administração
Eu estou aproveitando coisas que a Universidade oferece além do curso, por exemplo, a oficina de violão do PUCRS Cultura oferece, eu sempre quis aprender a tocar este instrumento. Outra coisa que me fascinou também foi a possibilidade de os alunos saírem da Universidade poliglotas cursando disciplinas linguísticas. Eu não tinha noção de tudo isso. Saber que a PUCRS oferece apoio psicológico para os estudantes é muito bacana.
Susan
História
Para mim é a maior realização da minha vida. Desde o Ensino Médio este é o meu maior sonho, foram 5 anos tentando entrar na PUCRS, então isso é mais que a realização de um sonho.
Alysson
Direito

Por que “Raízes”?

Escolhemos essa palavra para nomear o programa por acreditarmos na sua força e representatividade ao remeter à história do povo negro e indígena. “Raízes” carrega um enorme peso e relevância em seu significado, alinhando-se à identidade institucional da Universidade ao gerarmos impacto e desenvolvimento social.

A PUCRS busca promover oportunidades de aprendizagem para todos, transformando realidades e preparando pessoas para mudar o mundo para melhor.

Perguntas e respostas

Quais são os documentos que preciso entregar? Como é o processo?

O/a candidato/a deverá, de acordo com o cronograma estabelecido, anexar os documentos (em formato digital), no formulário digital durante a inscrição no Programa Raízes. Os documentos são:

  • Cópia do RG ou outro documento de identificação com foto válido e vigente no território nacional do/a candidato/a e dos demais membros da unidade familiar;
  • Cópia do CPF do/a candidato/a e dos demais membros da unidade familiar (exceto no caso em que o CPF já conste no documento de identificação);
  • Cópia do certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio (em caso de bolsa integral em instituição privada, é necessária uma declaração sobre a condição de bolsista integral em todos os períodos letivos emitido pela própria escola);
  • Cópia de comprovante de residência atualizado do/a candidato/a e dos demais membros da unidade familiar;
  • Cópia de comprovante de rendimento pessoal e de familiares dos últimos três meses e a última declaração de imposto de renda (contracheques, extratos bancários, pensões do INSS e outros);
  • Cópia dos comprovantes de despesas do/a candidato/a e dos demais membros da unidade familiar dos últimos 3 (três) meses.

Fique atento/a:

Todos os documentos devem ser enviados no ato da inscrição, sendo anexados exclusivamente em formato digital PDF ao formulário de inscrição online.

As assinaturas dos documentos anexos deste Edital deverão ser feitas de próprio punho e/ou em formato digital, nos casos em que o/a candidato/a possua assinatura digital eletrônica.

A documentação entregue de maneira incompleta e/ou ilegível será desconsiderada.

Não serão aceitos documentos posteriormente, e a falta de algum dos documentos referidos acima desclassifica automaticamente o/a candidato/a.

Como a nota do Enem é Calculada?

A pontuação será resultante da média aritmética dos pontos obtidos nas 4 áreas e na redação, divididos por 5, a saber, (N1+N2+N3+N4+N5)/5. Caso o (a) candidato (a) inscrito (a) não seja identificado (a) pelo Inep ou apresente dados incoerentes com os do Inep, sua inscrição na Modalidade II estará automaticamente cancelada.

Quais cidades da região metropolitanas são contempladas no programa?

Porto Alegre, Alvorada, Araricá, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Charqueadas, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Viamão, Taquara e Triunfo (ADCT – Constituição Estadual do RS, art. 2º, e Leis Complementares Estaduais ns. 10.234/94, 11.198/98, 11.201/98, 11.307/99, 11.318/99, 11.340/99, 11.530/00, 11.539/00, 11.645/01, 13.496/10, 13.853/11 e 14.047/12).

Como é feito o cálculo de renda?

O resultado da renda per capta é a soma dos rendimentos da unidade familiar dividido pelo número de pessoas que a compõe, de modo que o resultado, por pessoa, não exceda a 1 (um) salário-mínimo nacional. Considera-se unidade familiar as pessoas residentes no mesmo domicílio mediante comprovação, independente do vínculo ou relação existe entre as pessoas que ali vivem.

Auxílios do Governo Federal contam na renda familiar?

Não. O Bolsa Família e/ou auxílio Brasil e Benefício da Prestação Continuada não são considerados componentes da renda familiar.

Quais cursos são contemplados neste edital? E em quais turnos esses cursos serão ofertados?

Biomedicina (***), Ciências Aeronáuticas (***), Ciências Biológicas - Licenciatura (tarde), Ciências Contábeis (noite), Design (Manhã), Educação Física – Licenciatura (manhã), Enfermagem (***), Engenharia de Energias Renováveis (noite), Farmácia (***), Filosofia – Licenciatura (manhã), Fisioterapia (***), Gastronomia (manhã), Letras – Língua Portuguesa (noite), Medicina (***), Nutrição (tarde), Odontologia (***), Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (noite), Produção Audiovisual (manhã), Relações Internacionais (manhã), Teologia (manhã).

Atenção: As aulas dos cursos assinalados com asteriscos (***) são ministradas pela manhã e/ou tarde e/ou noite, podendo variar de acordo com o semestre. Portanto, o/a aluno/a deverá ter disponibilidade de horário para cursar disciplinas em qualquer turno.

O que acontece se eu não conseguir estudar no turno do meu curso escolhido?

No caso de indisponibilidade para cursar a graduação na opção de turno e linha de formação indicado pela Universidade, o/a candidato/a será desclassificado/a e o/a suplente será chamado/a.

Existe alguma taxa para participar do processo de seleção?

Não. O Programa Raízes prevê a isenção da matrícula e a concessão de bolsa integral sobre o valor da mensalidade do curso para o qual o/a candidato/a selecionado/a realizou o vestibular.

Atenção: Os custos que o/a candidato/a terá durante o seu percurso formativo na Universidade são de sua responsabilidade, não estando incluídas no programa quaisquer despesas que não, única e exclusivamente, a matrícula e as mensalidades do respectivo curso do candidato beneficiário, dentro do prazo ordinário de conclusão do curso.

Conheça outras iniciativas

A PUCRS promove diversos projetos de incentivo à formação de estudantes em diferentes áreas do conhecimento

Programa Sementes

O Programa Sementes busca conectar oportunidades de acesso ao ensino superior por meio de bolsas integrais para os cursos da Graduação PUCRS Online.

Saiba mais

Projeto Gladys

Em parceria com a HP Inc., o Projeto Gladys tem como objetivo promover a transformação na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio de bolsas de estudos integrais na PUCRS para o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Saiba mais

Projeto Grace

O projeto Grace irá disponibilizar seis bolsas de estudos a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O nome é uma homenagem à Grace Hopper, uma das mais importantes programadoras da história.

Saiba mais