Cooperação na área da Gerontologia com a Universidade de Milão

Denise Cantarelli Machado esteve na Itália pelo PUCRS-PrInt

2019_01_06_denise_cantarelli_print2

Foto: Arquivo pessoal

A professora da Escola de Medicina Denise Cantarelli Machado esteve em missão pelo Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt) na Universidade de Milão, na Itália. Denise foi recepcionada pelo professor Maurizio Popoli, com quem já mantém uma consolidada parceria de pesquisa.

O convênio de cooperação assinado em 2018 entre as duas instituições foi iniciado pelo diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG), Newton Luiz Terra. A convite do pesquisador da PUCRS, Maurizio Popoli já esteve na Universidade em três oportunidades.

Os estudos em conjunto giram em torno do tema do envelhecimento, especialmente relacionado ao comportamento e estresse. Além disso, uma análise do perfil genético de idosos será realizada em parceria com o grupo de pesquisa do professor Popoli.

Durante o período no exterior, Denise visitou o laboratório do professor italiano e acompanhou o andamento da pesquisa do doutorando Fernando da Costa Xavier, do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde, em período sanduíche pelo PUCRS-PrInt. Além dele, Carina Zuppa, doutora em Gerontologia Biomédica orientada por Denise, teve a oportunidade de atuar um ano nos laboratórios da instituição milanesa entre 2017 e 2018.

2019_01_06_denise_cantarelli_print2

Foto: Arquivo pessoal

Em Milão, Denise apresentou o PUCRS-PrInt e suas oportunidades para os professores do Departamento de Farmacologia e Ciências Biomoleculares. Na ocasião, a Universidade foi convidada a integrar um novo estudo do grupo de pesquisa do professor Paulo Magni, que deve vir à PUCRS em julho de 2020. “A missão não só permitiu avançar em projetos em andamento, como possibilitou o início das tratativas de novas pesquisas, com temáticas diferentes”, celebra a pesquisadora. A missão está vinculada ao projeto de cooperação Estudo da neuropsicologia do envelhecimento e de mecanismos moleculares relacionados às doenças neurodegenerativas nos idosos, coordenado pela professora Carla Schwanke.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias