DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

27/03/2024 - 13h41

ALUNO: JULIO ALEXANDER SIEG
ORIENTADOR: Dr. César Augusto Missio Marcon
BANCA EXAMINADORA: Dr. Jarbas Aryel Nunes da Silveira (PPGETI/UFC), Dr. Dalvan Jair Griebler (PPGCC/PUCRS)
DATA: 27 de março de 2024
LOCAL:Videoconferência
HORÁRIO: 14:00

RESUMO:
Detecção de atividades diárias e quedas são temas vitais para a prevenção de doenças e tratamento da saúde de pessoas idosas. A obtenção de informação sobre estes temas pode ser alcançada por tecnologias baseadas em imagem ou sensores de diversas naturezas. O uso de câmeras permite obter dados acurados de atividades humanas, mas é limitado em cobertura e, principalmente, interfere significativamente a privacidade do idoso. O uso de sensores de diversas naturezas permite trazer informações relevantes do idoso, mantendo privacidade; adicionalmente, o emprego de sensores vestíveis, do inglês wearable, permite o monitoramento constante do idoso com maior área de cobertura que a área provida por uma câmera. Sensores vestíveis podem ser uma solução para monitorar atividades diárias de idosos, sem a necessidade de cuidadores ou alterações no ambiente. Além disso, o reconhecimento de atividades diárias, é um tema de pesquisa, que pode trazer benefícios para diferentes áreas, incluindo a área de cuidados pessoais e prevenção ou detecção de quedas. Esse trabalho busca analisar a fusão de sensores, comumente encontrados em dispositivos vestíveis, para entender o quanto a união de determinados sensores pode ajudar a identificar de uma maneira mais assertiva atividades diárias, principalmente aquelas que possam ajudar na identificação de quedas.

Informações do evento

27/03/2024