ChatGPT: a popularização da tecnologia e a necessidade de profissionais na área

Em constante crescimento, essa é mais uma área da Tecnologia da Informação que necessita profissionais habilitados

26/01/2023 - 15h10
inteligência artificial generativa

ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial generativa capaz de gerar textos e diálogos virtuais Foto: Giordano Toldo

Capaz de assumir a forma de imagem, textos e até músicas, a inteligência artificial (IA) generativa tem provocado diferentes reações após o recente lançamento do ChatGPT, uma tecnologia que simula a conversa humana por meio de mensagens de texto. Este subcampo da inteligência artificial é capaz de criar novos conteúdos por meio de machine learning, uma tecnologia apta a dar vida às ideias de criadores de áreas como publicidade, marketing e criação.  

Em 2022, alguns lançamentos de inteligência artificial generativa chamaram a atenção e até mesmo chegaram às mãos do público, ocasionando debates sobre seus impactos em diferentes áreas do conhecimento: o DALLE-2, que assim como o ChatGPT, foi criado pela OpenAI, e o Stable Diffusion e o Dream Studio, da Stability AI. Analistas preveem que, até 2030, essa indústria deve fazer circular US$ 110 bilhões. É unânime que IA generativa se tornará mais popular e que é mais um campo da Tecnologia da Informação que necessitará de profissionais habilitados.  

Mercado de inteligência artificial generativa abre oportunidades 

Segundo o coordenador do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS e doutor em Ciência da Computação, Daniel Callegari, à medida em que a IA passa a ser empregada em todas as verticais de mercado, a demanda por profissionais capazes de lidar com essas tecnologias só aumentará. 

“A formação nessa área do conhecimento passa a ser uma oportunidade de atuar na ponta inovadora da ciência e de sua aplicação prática, podendo gerar uma diferença real no mundo. Adicionalmente, os salários tendem a ser muito atrativos; e o ambiente de trabalho tende a ser muito dinâmico, com novos desafios frequentes”, comenta. 

Todas as áreas do conhecimento serão direta ou indiretamente impactadas pela IA à medida em que os modelos vão sendo aprimorados. Especificamente o subcampo da inteligência artificial generativa, hoje usada principalmente por pesquisadores e desenvolvedores, deve chegar a empresas e consumidores comuns para aplicações simples como escrever e-mails, decupar reuniões e indicar tópicos importantes, elaborar propostas de vendas, criar peças publicitárias e até fazer a recomendação de produtos.  

Leia também: DALL-E 2: sistema revoluciona a geração de imagens e conteúdo visual  

É provável que a IA continue a ser integrada a uma variedade de indústrias e tecnologias, potencialmente levando a mudanças significativas na forma como vivemos e trabalhamos. Segundo Callegari, é possível apontar alguns exemplos de áreas que serão mais impactadas como o diagnóstico de doenças, veículos autônomos, detecção de fraudes financeiras, melhora em processos de manufatura, recomendações personalizadas no varejo, previsão de estoque e até mesmo textos jurídicos.  

machine-learning e inteligência artificial generativa

Decisões sobre produtos, negócios e até de gestão de talentos estão sendo tomadas com base na leitura de dados 

É fato que em um mundo acelerado movido a tecnologias, profissionais capazes de analisar e cruzar dados para solucionar problemas complexos em situações de incerteza são cada vez mais valorizados e decisivos em organizações de todos os tipos. Por este motivo separamos alguns motivos para apoiar quem ainda está em dúvidas sobre entrar nessa área.

Leia também: Tendências 2023: metaverso, inteligência artificial e jogos eletrônicos 

5 motivos para estudar Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Uma das áreas que mais se desenvolve atualmente: neste conteúdo falamos com destaque sobre inteligência artificial generativa, mas estamos na era do Big Data, na qual a informação é um dos ativos mais valiosos e sua importância só tende a aumentar. O curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS é o único bacharelado presencial do Sul do Brasil. Ele se difere das demais opções pela consistência, atualidade e abrangência. Por ser uma formação mais aprofundada, o estudante tem contato com um volume maior de disciplinas e conhecimentos, ampliando as oportunidades de atuação no mercado de trabalho. 

Poderá aplicar os conhecimentos em qualquer outra área de domínio: cada vez mais, todas as áreas do conhecimento precisam profissionais capazes de desvendar tendências, antever o futuro e desenvolver novas tecnologias de maneira ética e responsável, em conexão com as principais tendências do mundo: saúde, direito, finanças, marketing. Diferente dos tecnólogos, os bacharelados são reconhecidos por se configurarem em uma formação mais profunda, abrangente e completa. O curso da PUCRS tem um currículo sintonizado com as principais referências internacionais da área, especialmente da Europa e Estados Unidos. 

Demanda crescente por profissionais qualificados: com a crescente demanda das empresas e organizações por soluções analíticas, a busca por cientistas de dados segue em alta. Na economia digital, dados estão entre os bens mais valiosos para uma empresa. Decisões sobre produto, sobre o negócio e até de gestão de talentos estão sendo tomadas com base na leitura de informações cada vez mais complexas. O relatório do Fórum Econômico Mundial (2020) sobre profissões do futuro aponta que cientista de dados, especialistas em inteligência artificial e Big Data, estão entre as profissões que terão maior aumento de demanda até 2025. O Fórum prevê a criação de 97 milhões de novos empregos no mundo. 

Salários muito atrativos: um estudo feito pela consultoria Bain & Company em conjunto com a comunidade de data science brasileira Data Hackers, mostra que os cientistas de dados estão sempre observando novas oportunidades, mesmo quando estão satisfeitos com o atual emprego. Segundo a pesquisa, a remuneração dos profissionais da área de dados aumentou significativamente entre 2019 e 2021, com um aumento médio de cerca de 40%. A proporção de entrevistados ganhando R$ 12 mil por mês ou mais subiu de 10,2% em 2019 para 24,1% em 2021. A pesquisa ouviu 2.645 profissionais de ciência de dados de todo o Brasil. 

Baixe o e-book sobre o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS 

cursos de TI, Ciência de Dados, Ciência da Computação

Pesquisas mostram que a remuneração dos profissionais da área de dados aumentou significativamente entre 2019 e 2021, com um aumento médio de cerca de 40% Foto: Pexels

Oportunidades globais: que empresas do mundo todo estão buscando profissionais nessa área nós já sabemos, mas como se preparar para as melhores oportunidades? Na PUCRS, por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica, é possível escolher, ainda durante a graduação, seu próximo destino de estudos em Universidades parceiras em mais de 20 países. O programa é uma oportunidade de prática de segundo idioma, contato com novas culturas e internacionalização do currículo. 

Além da interação com o programa de Pós-Graduação em Computação da PUCRS, estudantes podem cursar disciplinas da pós durante a graduação, abordando com mais profundidade conteúdos que estão sendo pesquisados no Brasil e no mundo. Outro diferencial é a interação com o Tecnopuc, considerado o maior Parque Tecnológico do Brasil, onde há possibilidades de bolsas e estágios logo no início do curso.  

Clique aqui para conhecer detalhes sobre o bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS.  

ESTUDE CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas