Concurso Literário Rasuras abre inscrições para estudantes de graduação da PUCRS

Os textos podem ser inscritos nas categorias conto, poesia, crônica e texto dramático/roteiro

21/09/2020 - 17h10

Concurso Literário Rasuras abre inscrições para estudantes de graduação da PUCRSPromover e incentivar a criatividade e a produção literária dentro da universidade: esse é o objetivo do Concurso Literário Rasuras. Organizada por estudantes da disciplina de Empreendedorismo Criativo, do curso de Escrita Criativa da PUCRS, a competição está com inscrições abertas para a sua 6ª edição, até o dia 7 de outubro. Confira o regulamento aqui. 

Podem participar alunos e alunas de todos os cursos de graduação da PUCRS, nas categorias: Conto, Poesia, Crônica e texto Dramático/roteiro. Os textos inscritos devem ser autorais, inéditos, em língua portuguesa e assinados por pseudônimo, procedimento que garante a imparcialidade do julgamento pelo júri convidado. 

“O processo de construção da nova edição é conduzido pela curiosidade de ouvir e por entender que todo mundo tem algo a dizer”, afirma a estudante de graduação em psicologia Marina Severo, integrante da turma que organiza o concurso, sob coordenação do professor Cristiano Baldi. 

A seleção de finalistas de cada categoria será divulgada nas redes sociais do Rasuras (Instagram e Facebook), e a premiação inclui kits de livros e outros mimos para quem vencer, além da publicação em ebook de todos os textos finalistas. 

Tirando os textos da gaveta 

O professor da Escola de Humanidades e escritor Luiz Antônio de Assis Brasil afirma que “é através de premiações que começa a vida literária da maioria das escritoras e escritores do nosso país. Foi o meu caso, por exemplo”. Segundo ele, o Rasuras é “exemplo de um concurso sério, que já revelou muita gente que hoje está aí, enriquecendo a nossa cultura”. 

Cada vez mais, o concurso vem atraindo participantes de diferentes áreas da universidade, o que se reflete na composição dos(as) finalistas: na última edição, foram estudantes dos cursos de Engenharia da Computação, Psicologia, Ciência da Computação, Letras, Escrita Criativa e Produção Audiovisual. 

Opinião de quem venceu 

Vencedora da categoria Poesia da 4ª edição do Rasuras, a estudante Maria Williane relata que decidiu realizar sua inscrição para “ensaiar um maior desapego com os textos, abrindo a gaveta e aprendendo a confiar um pouco mais no trabalho literário. É inútil tentar proteger a palavra que se escreve, ela só existe mesmo quando chega a um outro, sempre virando algo além”. 

Para ela, que hoje cursa mestrado na área de Escrita Criativa, participar de concursos literários “diz mais sobre essa relação de quem escreve com o que escreve, é um caminho pra conquistar certa maturidade, coisa que sempre se ganha, independente do resultado.”   

Para participar do concurso Rasuras, confira o regulamento.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas