Aplicativo desenvolvido na Escola Politécnica incentiva bondade nas crianças

Alunos de Engenharia de Software desenvolveram o aplicativo Passaporte da Bondade em disciplina do curso

16/01/2020 - 11h30
Alunos do Projeto com a Professora Alessandra e a psicóloga Jaqueline

Imagine um aplicativo onde as crianças podem brincar e ao mesmo estão treinando para fazer o bem. Imaginou? É esse o aplicativo Passaporte da Bondade, desenvolvido, entre os meses de agosto e dezembro de 2019, pelos alunos da Escola Politécnica, do curso de Engenharia de Software.

Desenvolvido na Agencia Experimental de Engenharia de Software – AGES, o aplicativo tem modelo de mapa para que, através de brincadeiras e desafios, as crianças de 6 a 10 anos podem adquirir peças de quebra-cabeça e ao completar o quadro, conquistam um país no jogo.  Jaqueline Malheiros, a stakeholder do projeto, é psicóloga clínica e ao atender as crianças e suas famílias percebeu a necessidade de incentivar a bondade “existem estudos que comprovam que pessoas bondosas possuem melhor qualidade de vida e têm uma saúde emocional melhor. Pensamos em fazer o projeto usando a tecnologia a favor das crianças.”

A professora Alessandra Costa Smolenaars Dutra, coordenadora da AGES e orientadora do projeto, salienta a dedicação dos alunos e da importância do aprendizado por se tratar de uma ferramenta real utilizada nos consultórios de psicologia “a Jaqueline nos trouxe o desafio da transformação digital, que seria transformar o Passaporte da Bondade que é um material impresso em um material digital, a ser disponibilizado via aplicativo de celular. Os alunos aprenderam muito com neste projeto, se dedicaram, estudaram, desenvolveram toda a programação Android para celular e vivenciaram em conjunto com a Jaqueline todas as entregas do projeto, desde a construção das telas, programação e a validação do cliente.”

Os participantes do projeto foram os alunos Douglas Paz, Enzo Russo, Gabriel Fanto, Giuseppe Menti, Guilherme Deconto, José Goulart, Julia Dorneles, Luiza Pereira, Mariana Borges, Matheus Hrymalak, Pércio Reinert, Rafael Cardoso, Victoria Azevedo e Virgilius Santos. O aplicativo está disponível para plataforma Android e a versão iOS encontra-se em desenvolvimento. O link para o aplicativo na loja da Google é:  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.notar.republicadoafeto