Bolsas no exterior contemplam estudantes das Engenharias

Brafitec promove mobilidade acadêmica de alunos de Graduação na França

26/03/2018 - 18h08
Engenharia,Politécnica,equipamento eletrônico

Foto: Gilson Oliveira

Estudantes matriculados nos cursos de Engenharia da PUCRS (Controle e Automação/Mecatrônica, Civil, Computação, Elétrica-Eletrônica, Mecânica, Produção e Química) podem se inscrever até o dia 10 de abril para o edital do Programa Brafitec, que promove a mobilidade acadêmica em universidades francesas. Universitários brasileiros são financiados com bolsa, seguro-saúde e passagens áreas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Existem nove vagas disponíveis para alunos da Universidade nos projetos aprovados junto à Capes. A definição da instituição francesa de destino para o preenchimento das vagas será de responsabilidade da Comissão de Seleção. Para tanto, serão considerados a afinidade do curso de Engenharia do candidato e o perfil das universidades francesas vinculadas aos projetos.

Neste ano, a Escola Politécnica possui três projetos aprovados no Brafitec:

– Brafitec 211/17 – Projeto de Formação para a Concepção de Sistemas Inteligentes (Forcint), em parceria com a Polytech Montpellier;

– Brafitec 213/17 – Novo Engenheiro – Novo Futuro, em parceria com as instituições do Grupo ENI (Écoles Nationales d’Ingénieurs) Enise, Enim, Enit e Enib;

– Brafitec 217/17 – A Engenharia e as Cidades inteligentes para o Desenvolvimento Sustentável e a Urbanização do Futuro, em parceria com o Réseau d’Écoles d’Ingénieur Yncréa HEI/ISA/ISEN.

Sobre o Brafitec

O programa consiste em projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação. O objetivo é fomentar o intercâmbio entre Brasil e França e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos. O período da viagem é de agosto de 2018 a julho de 2019.

Mais informações sobre o programa e o processo seletivo podem ser obtidas no edital de seleção ou pelo setor de Mobilidade Acadêmica, pelo e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente na sala 110, do Prédio 1 do Campus.