Projetos e Rede de Pesquisa

“Gestão Pública Eficaz”, financiado pelo Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do RS), teve início em 2014 e busca avaliar as finanças públicas nas três esferas de governo. Contato: Prof. Gustavo Inácio Moraes.

“Matriz de Impactos Intersetoriais e o mercado em economia da defesa no Brasil”, financiado pelo Ministério da Defesa, teve início em 2014 e término em dezembro de 2016. Tem por finalidade desenvolver um estudo integrado em Economia da Defesa com vistas a elaborar uma matriz de relações intersetoriais do setor. Contato: Prof. Gustavo Inácio Moraes.

“Impactos do Polo Naval de Rio Grande”, uma parceria entre a UFRGS, a FURG e a PUCRS. Iniciou em 2014 e tem por objetivo analisar os Impactos do Polo Naval sobre a economia de Rio Grande e do estado. Teve início em 2015 e previsão de término em 2017. Contato: Prof. Gustavo Inácio Moraes.

“Desenvolvimento e Dinâmica Econômica Territorial da Amazônia Oriental Brasileira”, pesquisa iniciada em 2016 em parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a PUCRS. A pesquisa é financiada pela CAPES e analisa as trajetórias tecnológicas associadas às economias rurais e agrárias na Amazônia. Contato: Profa. Izete Pengo Bagolin.

“Impactos econômicos da difusão de novas variedades de milho GM sobre o sistema de logística brasileiro. Esta pesquisa iniciou em 2013, financiada pela FAPESP, com a coordenação da Profa. Andréa Leda Ramos de Oliveira da UNICAMP e com a participação dos professores José Maria Ferreira Jardim da Silveira (UNICAMP) e Augusto Mussi Alvim (PUCRS). Contato: Prof. Augusto Mussi Alvim.

“Políticas de Ação Afirmativa no Brasil: uma análise sobre o ensino superior brasileiro”, desenvolvida em parceria entre a PUCRS e a UFPR, tem por objetivo analisar as políticas públicas voltadas para o ensino superior brasileiro. Esta pesquisa é coordenada pelo Prof. Marco Túlio Aniceto Franca (PUCRS) e tem a participação do Prof. Rogério Allon Duenhas (UFPR). Contato: Prof. Marco Túlio Aniceto Franca.

“Infância e Violência: cotidiano de crianças pequenas em favelas do Rio de Janeiro e Recife” coordenada pelo Prof. Hermílio Santos (PUCRS) e com a participação do Prof. Adelar Fochezatto (PUCRS/PPGE) e Paulo Jacinto (PUCRS/PPGE) foi realizada por uma equipe multidisciplinar, composta por pesquisadores da Sociologia, Ciência Política, Economia, Psicologia e Arquitetura e Urbanismo. Contato: Prof. Adelar Fochezatto.

A rede de pesquisa entre a PUCRS e a New School for Social Research, o professor Adalmir Marquetti colabora na rede de pesquisa responsável pela elaboração da Extended Penn World Tables, versão 5.0, sob responsabilidade do Prof. Duncan Foley, New School for Social Research. Contato: Prof. Adalmir Marquetti

A rede de pesquisa entre o PPGE/PUCRS e o LADYSS (Laboratoire Dynamiques Sociales et Récomposition des Espaces), laboratório ligado às universidades de Paris I, Paris 7, Paris 8, Paris 10 e ao CNRS (Centre National de Recherche Scientifique – França): parceria que envolve atividades de formação, pesquisa e produção intelectual. Contato: Prof. Osmar Tomaz de Souza.

A rede de pesquisa com a Universidade de Newcastle (Inglaterra) está ancorada junto à Profa. Carmen Hubbard de Newcastle e ao Prof. Augusto Alvim (PUCRS). Desde 2013, a PUCRS e a Universidade de Newcastle possuem um MOU (Memorandum of Understanding) que permite a mobilidade de alunos e professores entre as universidades. Contato: Prof. Augusto Mussi Alvim.

A rede de pesquisa entre as ONGs da Espanha PROCLADE, PROYDE e SED e as universidades La Salle do México DF, Pachuca, Oaxaca e Costa Rica, a Fundação Universitária Claretiana – FUCLA – (Colômbia) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Esta rede de pesquisa tem por objetivo desenvolver, no primeiro momento, um indicador que permita orientar as ações de assistência social das ONGs nos países latino americanos e africanos. A pesquisa é realizada com recursos oriundos das ONGs e das redes Maristas, Lassalistas e Claretianas. Contato: Prof. Augusto Mussi Alvim.