Doutoranda da Escola de Negócios desenvolve atividades como assistente de pesquisa na África do Sul

Rosiane Alves Palacios irá ficar na Stellenbosh University até junho de 2023

09/05/2023 - 12h14

Desde março de 2023, a doutoranda Rosiane Alves Palacios, estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Administração da PUCRS, na linha Estratégia, Organizações e Sociedade, desenvolve atividades como assistente de pesquisa na Stellenbosh University, na África do Sul. Rosiane conta com bolsa do projeto Dinâmicas de Ecossistemas de Inovação em Países em Desenvolvimento – COOPBRASS para o período no exterior, que termina em junho de 2023.

A doutoranda está pesquisando sobre o papel da inovação na governança do acolhimento a refugiados em cidades inteligentes, em pesquisa vinculada à sua tese de doutorado, orientada pela professora da Escola de Negócios, Edimara Mezzomo Luciano. Na África do Sul, Rosiane conta com a supervisão do professor Cornelius Stephanus Lodewyk Schutte, da Stellenbosh University.

O projeto COOPBRASS pretende, por meio da cooperação científica de cinco universidades, três brasileiras, uma colombiana e uma sul-africana, analisar a estruturação e o desenvolvimento de ecossistemas de inovação a partir da ótica da governança. No Brasil, além da PUCRS, as universidades parceiras são a UFRGS e a UNISINOS. Na Colômbia, a Universidade de Antioquia e na África do Sul, a Stellenbosh University.

Em março desse ano, a PUCRS recebeu a visita do professor Juan Velez-Ocampo da Universidade de Antioquia. Em setembro de 2022, as professoras Edimara Mezzomo e Ana Clarissa Matte, coordenadora do Programa da Escola de Negócios, e a doutoranda Rosiane Palacios estiveram na universidade colombiana por meio do projeto. E, em abril de 2022, a PUCRS recebeu a visita da pesquisadora da Stellenbosch University, da África do Sul, Christle de Beer.

Na foto da esquerda para a direita: Christle de Beer, Rosiane Palacios, Samuel Mello, Carina Pasqualotto e Cornelius Schutte

Rosiane relata que viver na África do Sul tem sido uma experiencia incrível:

“As paisagens montanhosas são lindas, o país é muito diverso culturalmente e vivencia uma dinâmica linguística única (existem onze idiomas oficiais). Também coloca que em algumas questões a África do Sul se assemelha ao Brasil uma vez que ambos são países em desenvolvimento.”

A oportunidade de um período de estudos e pesquisa no exterior não só contribui para a sua pesquisa, como também para o seu currículo e parcerias futuras.