Doutor em economia pela PUCRS ingressa em pós-doutorado nos Estados Unidos

Renan Xavier trabalha com referência mundial em análise espacial na University of California Riverside

24/10/2018 - 09h26
Foto: arquivo pessoal

Durante seu doutorado em Economia na Escola de Negócios da PUCRS, Renan Xavier aplicou conceitos de Cadeias de Markov no contexto espacial para a criminalidade no Rio Grande do Sul para desenvolver o quarto artigo de sua tese. Tomou base um artigo de Serge Rey, referência mundial em análise espacial, e criou um aplicativo web com uma interface amigável e intuitiva destes métodos. Por sugestão de seu orientador, Adelar Fochezatto, fez um vídeo apresentando seu trabalho e comentando que gostaria de trabalhar em seu laboratório. Enviou diretamente ao pesquisador, que sinalizou positivamente quanto á sua ida aos Estados Unidos. Xavier concluiu o doutorado em dezembro de 2017 e iniciou seu pós-doutorado na University of California Riverside em setembro de 2018.

“O professor Serge Rey me disse que estava na UCR montando um novo centro de estudos geoespaciais, o Center for Geospatial Sciences (CGS) e que eu poderia me juntar ao grupo. Então, analisei o que estava sendo desenvolvido, montei um projeto e submeti como um pós-doutorado para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES)”, conta. Xavier foi contemplado com uma bolsa e deve concluir seu estágio pós-doutoral no final de agosto de 2019.

Segundo Xavier, o ambiente da UCR é muito colaborativo e a troca de conhecimentos é intensa. “Eu trabalho diariamente com meus colegas de pós-doutorado do CGS e com o próprio Serge Rey. No entanto, a colaboração acontece também entre departamentos e um dos projetos que eu trabalho envolve o grupo de outra referência mundial em políticas públicas e ciência política: o Karthick Ramakrishnan”, revela.

Dentre vários projetos que existem no CGS e na UCR, atualmente Xavier contribui com três. O primeiro envolve o departamento da computação para melhorar a escalabilidade computacional em Big Data espacial. “Atuo no desenvolvimento de um framework inferencial para medidas de segregação espacial que, até hoje, não existe na literatura”, conta. O segundo trata de uma nova interface gráfica frente às novas tecnologias de visualização de dados para o Space-Time Analysis of Regional Systems (STARS) feita em código aberto. “Estamos comparando tecnologias e pretendemos escrever um artigo e apresentá-lo em na SciPy conference ano que vem, no Texas.” O terceiro tem parceria com outro departamento da escola de políticas públicas da UCR e pretende criar um grande repositório de estatísticas públicas com interatividade gráfica e dashboards, similar ao que está sendo feito em Dublin na Maynooth University. “No momento, trabalho com dados mensais do mercado de trabalho neste projeto. Como analisei o contexto de vizinhança em modelos espaço-temporais na minha tese, vou dar sequência à minha pesquisa, além de investigar outros temas”, explica.

Xavier reconhece o papel da PUCRS em sua caminhada internacional e destaca a influência de seu orientador. “O professor Adelar Fochezatto me apresentou a pesquisa do Serge Rey e me incentivou a entrar em contato. Sou muito grato a ele. Além disso, a PUCRS me impulsionou através dos conhecimentos adquiridos no doutorado em Economia e do ambiente de pesquisa que eu vivi durante esses anos. Muito do que eu aprendi na disciplina de Avaliação de Políticas Públicas da Escola de Negócios da PUCRS, por exemplo, eu estou aplicando por aqui no projeto de segregação espacial. Espero fazer um bom trabalho aqui para também influenciar a PUCRS, construindo uma ponte de pesquisa entre ela e a UCR”, conclui.