Das ferramentas essenciais ao desenvolvimento: livro aborda a importância das políticas públicas no Brasil

Com a participação de pesquisadores de várias instituições, obra organizada por professor da Escola de Negócios reúne análise dos impactos e lições práticas

07/06/2022 - 12h32

As políticas públicas estão inseridas no dia a dia da sociedade e, ainda assim, existem poucas evidências sobre o desenvolvimento e a efetividade dessas ações. As que são bem-sucedidas em determinadas cidades, podem não alcançar o mesmo resultado ao serem aplicadas em outros espaços e contextos.

Pensando em contribuir para este cenário, os organizadores Marco Túlio Aniceto França, professor da Escola de Negócios da PUCRS, Tatiane Pelegrini e Lauana Lazaretti elaboraram o livro Políticas Públicas no Brasil: ferramentas essenciais ao desenvolvimento. A obra contou com pesquisadores de todo o Brasil, usando abordagens quantitativas e qualitativas para trazer parte dessas respostas.

“Ao trazer investigações sobre mercado de trabalho, educação, transferência de renda, crédito, transporte e questões ambientais, o livro discute o cenário brasileiro e busca trazer evidências e reflexões, na esperança de direcionar possíveis caminhos para avançarmos em busca de um desenvolvimento mais equitativo”, afirma o professor Marco Túlio França.

O livro contribui para identificar como a sociedade recebe e se comporta perante as propostas de políticas públicas, quando a população é o principal alvo. Isto auxilia a identificar se os efeitos são eficazes, duradouros e estão de acordo com o seu objetivo central. Essa análise abre caminhos para ajustes e melhorias e, assim, beneficiar a população como um todo.

A obra é direcionada para quem deseja conhecer e se aprofundar ao tema de políticas públicas. Com uma linguagem clara e objetiva, o conteúdo é acessível ao público de graduação, pós-graduação, pesquisadores e demais leitores interessados.

O livro está disponível no formato físico. Para adquirir, basta clicar aqui e acessar o site da ediPUCRS.