Um jovem movido por convicções

Dia 6 de junho é a data em que celebramos o Dia de São Marcelino Champagnat, homem que deu início à missão marista

05/06/2020 - 08h00
card_dia-de-champagnat

Champagnat deu início à missão marista, inspirando a ser presença significativa na educação básica, no ensino superior, na saúde, na atuação social e missionária.

Marcelino José Bento Champagnat, hoje Santo da Igreja Católica, era um jovem movido por convicções e não foi indiferente à sua realidade. Ele deu início à missão marista e nos inspira a ser presença significativa na educação básica, no ensino superior, na saúde, na atuação social e missionária. A tradicional celebração eucarística pelo seu dia será realizada nesta sexta-feira, dia 5, às 18h30, com transmissão online no canal do YouTube da PUCRS 

Com apenas 27 anos e descontente com o modelo de educação de sua época, especialmente o abandono de crianças e jovens, decidiu fundar uma instituição católica dedicada à educação na zona rural da França, em 1817. Ao longo dos anos, foi se constituindo enquanto pessoa a partir de onde os seus pés pisavam: nasceu em uma família muito simples, em Rosey, em plena Revolução Francesa; morou em Lyon, La Valla, l’Hermitage; andou por Paris e tantas outras cidades do país.   

A missão marista iniciou no Brasil em 1897 com a chegada dos primeiros Irmãos Maristas. Presente em mais de 80 países nos cinco continentes, hoje está organizada em três unidades administrativas, que envolve, todos os dias, milhares de vidas.

Rede Global de Escolas Maristas 

Em todos os cantos do mundo existem mais de 700 escolas da Rede Marista. São diretores, professores e estudantes que seguem os valores de São Marcelino Champagnat diariamente. A cada oito anos, a sede do Governo Geral Marista convida lideranças para refletir sobre a atualidade, definir diretrizes e pensar grandes estratégias. No último encontro, surgiu o propósito de criar uma Rede Global de Escolas Maristas.  

Como membro da Comissão Internacional de Missão Marista, Ir. Manuir Mentges, pró-reitor de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, conectou o Laboratório de Criatividade do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, Tecnopuc Crialab à secretaria de Educação e Evangelização da sede do Governo Geral Marista, líder do projeto. Ir. Manuir Mentges destaca que a equipe do laboratório foi indicada pela capacidade de atuar nas interfaces entre diferentes áreas do conhecimento, através da cocriação, utilizando metodologias que potencializam a manifestação da criatividade e da inovação em projetos.  

Após o desenvolvimento de uma consulta global com 16 mil participantes em 58 países, foram definidos tópicos para que a Rede Global de Escolas Maristas começasse a se consolidar: uma plataforma digital conectando toda a comunidade, o desenvolvimento de projetos com significados compartilhados, como os valores Maristas, e estratégias para o envolvimento de Escolas em situações político-econômicas extremas em que o acesso à internet é limitado.  Saiba Mais

Ser presença transformadora    

Em 2020, para marcar e dar mais significado para a data, especialmente em meio a um momento histórico e delicado pelo qual o mundo está passando, pessoas de diferentes frentes de missão foram convidadas para contar como o carisma marista se renova e permanece presente frente aos desafios de nosso tempo.

Confira os episódios: 

Episódio 1 – Ir. Inacio Etges, presidente da Rede Marista 

Episódio 2 – Marisa Machado, coordenadora pedagógica do Colégio Marista São Marcelino Champagnat 

Episódio 3 – Carlos Sardi, diretor do Colégio Marista Santa Maria 

Episódio 4 – Denise Marcarini, encarregada administrativa do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer)  

Episódio 5 – Celita Fraporti, enfermeira supervisora do Ambulatório do Hospital São Lucas 

Episódio 6 –  Temis Corte, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 

Episódio 7 – Ir. João Gutemberg Sampaio, Irmão Marista e animador da Comunidade Marista de Manaus/ Amazônia 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas