Dra. Angela Wyse

Bioquímica
UFRGS
Angela Wyse | Imagem: Joana Heck

Angela Wyse iniciou sua trajetória acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), porém, já no primeiro semestre da graduação, a professora interessou-se pela bioquímica, por essa razão, tornou-se mestre e doutora em bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Angela é professora titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da UFRGS. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Bolsa de Produtividade em Pesquisa – 1A, que é o mais alto nível de excelência.

A docente é membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Biológicas e Membro Titular da Academia Mundial de Ciências (TWAS), na área de Ciências Médicas e da Saúde/Neurociência. Tem desenvolvido atividades, como mentoria e ensino de investigação, tendo orientado mais de 15 pós-doutorandos, 30 doutorados. e 45 alunos de mestrado, alguns dos quais ocupam atualmente cargos de pesquisa acadêmica em diversas universidades do Brasil, Estados Unidos e Europa. Além disso, Angela tem sido membro de Conselhos Editoriais de revistas especializadas e participa de projetos de revisão por pares em diversas Agências de Financiamento de Pesquisa no Brasil e no exterior. A pesquisadora é secretaria regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Rio Grande do Sul.

Sua pesquisa compreende várias abordagens experimentais que vão da neuroquímica ao comportamento. Também se preocupa com a investigação de agentes neuroprotetores, como antioxidantes e exercício físico, sobre alterações comportamentais e/ou neuroquímicas em animais de experimentação de doenças neurometabólicas e neurodegenerativas. A professora também se dedica às investigações dos mecanismos bioquímicos e moleculares da memória.

Foram publicados mais de 400 artigos científicos em periódicos internacionais revisados por pares que receberam um número expressivo de citações (Web of Sciences, citação 7806, índice H = 41). A professora recebeu diversos prêmios, entre eles o “Prêmio CAPES-Elsevier 2014” por sua contribuição ao desenvolvimento da ciência no Brasil, e o “Prêmio Gaúcho de Pesquisa 2018” – Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). A pesquisadora também foi premiada com o Scientist Year 2020 Award pelo International Achievements Research Center, Chicago, EUA. Angela também publicou um livro de poesia intitulado “Neuropoesia”.

“Em todas as áreas, homens e mulheres têm que usufruir dos mesmos direitos e das mesmas oportunidades e responsabilidades. Precisamos de profissionais dedicados, comprometidos e competentes, independente de sexo. Por isso, programas como este lançados pelo British Council são muito importantes, pois incentivam e apoiam mulheres das Américas, do Sul da Ásia e do Sudeste Asiático na realização de um mestrado no programa STEM em um das principais universidades do Reino Unido. Será uma grande oportunidades para as mulheres que querem seguir a carreira científica neste campo, inspirando futuras gerações”.

Outras Pesquisadoras