PUCRS

Legenda imagem | Imagem: divulgação PUCRS

sobre a universidade

A PUCRS está localizada na cidade de Porto Alegre, no sul do Brasil. Atualmente com mais de 40 mil alunos entre a modalidade online e presencial, a PUCRS também engloba uma rede alumni de mais de 170 mil estudantes. A instituição acompanha o movimento mundial e busca incentivar cada vez mais o protagonismo feminino. Em nosso corpo docente, contamos com pesquisadoras reconhecidas em diversas áreas, engajadas na solução de grandes problemas da sociedade. Também estamos atentos e em constante desenvolvimento para receber nossas estudantes mulheres nas áreas STEM, proporcionando desenvolvimento e oportunidades ao longo da formação nos mais diversos níveis.

conheça algumas iniciativas

Meninas na Ciência da Computação

O projeto Meninas na Ciência da Computação é uma iniciativa que apoia a formação de Mulheres na área de Computação. Com financiamento da empresa POATEK, o projeto está na sua 2ª edição. A primeira edição, iniciada em 2019, está financiando duas alunas no curso de bacharelado em Ciência da Computação. Ainda nesta primeira edição, o projeto financia uma bolsa integral para uma aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação da PUCRS. Na segunda edição, iniciada em agosto de 2021, a empresa está financiando mais três alunas no curso de graduação em Ciência da Computação. Além do suporte financeiro, as acadêmicas recebem acompanhamento de um professor-tutor e de um profissional da empresa financiadora, para suporte relativo a questões de carreira profissional e currículo.

Gurias da Politécnica

O projeto tem o objetivo de auxiliar, capacitar e estimular o sentimento de pertencimento das mulheres nas áreas de ciências exatas e tecnologias da Escola Politécnica da PUCRS. O grupo realiza eventos, capacitações e palestras com mulheres referências em suas áreas para encorajar outras mulheres nessas áreas e auxiliar as mesmas na inserção no mercado de trabalho ou no meio acadêmico. Além disso, trabalham também indo em escolas de ensino médio para conversar e fazer dinâmicas com os alunos sobre carreiras. E-mail para contato: [email protected]

Gurias na Ciência

O projeto Gurias na Ciência é uma parceria inédita franco-brasileira da Aliança Francesa Porto Alegre com o Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS (MCT-PUCRS), com apoio do Consulado Geral da França em São Paulo. A iniciativa tem como principal objetivo incentivar e despertar o interesse das meninas no compo da ciência, abrindo caminho para futuras pesquisadoras. Dessa forma, o Gurias na Ciência promove a divulgação da atuação de mulheres cientistas e pesquisadoras, incentivando as estudantes a desenvolverem carreiras no campo da pesquisa científica.

Visite o site