Laboratório de Ventiladores de Uso Residencial - Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)

CERTIFICADO_PROCEL_2017_VENTILADORESAtualmente, para que seja possível realizar a importação, fabricação e comercialização de ventiladores de teto de uso residencial no mercado brasileiro, é obrigatória a realização de ensaios de segurança elétrica e eficiência energética, conforme os requisitos do regulamento Inmetro específico. O LABELO é acreditado para realização destes ensaios e atua como laboratório designado pela Cgcre desde o início deste programa, atendendo a demanda de fabricantes e importadores de ventiladores de teto do mercado nacional.

O laboratório de ventiladores utiliza um sistema de medição baseado no procedimento específico desenvolvido por uma empresa norte-americana e que foi construído pelo corpo técnico do LABELO.

Os anemômetros utilizados apresentam tecnologia de ponta atendendo com precisão a exigência da metodologia. Uma fonte de energia estabilizada de alta confiabilidade garante a estabilidade e confiabilidade dos valores obtidos durante o ensaio.

Desde 2001, quando foram registradas faltas de energia elétrica em diversos estados brasileiros, os chamados “apagões”, cresceu o interesse das indústrias em oferecer produtos cada vez mais econômicos em termos de consumo de energia. Através da ENCE, Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, é informado ao consumidor o grau de eficiência, classificando os ventiladores de A a E, sendo A o mais eficiente.

Montado com recursos do Banco Mundial e com apoio da Eletrobrás, o laboratório de ventiladores de teto iniciou suas atividades em 09 de Novembro de 2005 e realiza ensaios de eficiência em ventiladores de teto de uso residencial objetivando a etiquetagem dos ventiladores de teto comercializados no país.

Cabe ressaltar que o laboratório auxiliou o PBE / GT-VET, ensaiando os ventiladores de teto produzidos no país e, baseado no procedimento de ensaio desenvolvido nos Estados Unidos, alicerçou as definições dos parâmetros a serem atingidos pela indústria nacional.

Para execução de ensaios de eficiência energética em ventiladores de teto, o laboratório é acreditado para os seguintes documentos normativos:

Portaria Inmetro nº 113, de 07/04/2008 – Regulamento Específico para uso da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – ENCE – Ventiladores de teto de uso residencial – RESP/016-VET – Ed. 01 – rev.06 de 10/03/08.
Para os ensaios de segurança elétrica, o escopo do Labelo inclui as normas:

NBR NM-IEC 335-1 (1998 e 2006) Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares – Parte 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 1998.
IEC 60335-2-80 (1997 e 2008) Safety of household and similar electrical appliances – Part 2: Particular requirements for Fans. Geneva, Switzerland, 1997.
NBR 14532 (2003 e 2005) – Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares – Requisitos particulares para ventiladores de teto. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2003.

O documento que regulamenta o Programa Brasileiro de Etiquetagem aplicável a ventiladores de teto pode ser obtido através do seguinte Link:
http://www.Inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001289.pdf

PERGUNTAS FREQUENTES

Como solicito um orçamento de ensaio de ventiladores?
O orçamento deve ser solicitado por e-mail contendo as seguintes informações: nome da empresa, telefone e pessoa de contato, juntamente com o nome, fabricante e modelo dos equipamentos que deverão ser ensaiados. Para que o serviço orçado tenha validade o orçamento deve ser aprovado, através do termo de aprovação que consta na última página do orçamento, e o mesmo deve ser enviado devidamente preenchido por fax 51 3320-3883 ou 51 3320-3901 ou e-mail.
Para acessar o formulário de envio de orçamentos, clique no botão ao lado: Solicitar Orçamento deste Laboratório.

Quais documentos devem ser enviados ao laboratório para os ensaios de eficiência energética?
Para os ensaios de eficiência energética devem ser enviados ao laboratório o manual de instruções ao consumidor e a planilha de especificações técnicas (PET) de cada modelo.

Quais documentos devem ser enviados ao laboratório para os ensaios de segurança elétrica?
Para os ensaios de segurança elétrica devem ser enviados o manual de instruções e instalação do aparelho em português, planilha de especificações técnicas do aparelho e evidências de conformidade dos componentes em consonância com as normas IEC pertinentes.

Quantas amostras devo enviar ao laboratório para realizar os ensaios de eficiência energética e segurança elétrica?
É necessário o envio de duas amostras: uma para os ensaios de eficiência energética, e uma para os ensaios de segurança elétrica. Ocasionalmente pode ser solicitado o envio de mais uma amostra, devido à característica destrutiva dos ensaios de segurança elétrica. Estes ensaios também exigem componentes adicionais que devem ser enviados junto com a amostra.

Quais produtos devem passar pelo ensaio de eficiência energética?
Os ensaios de eficiência energética devem ser realizados em todos os modelos.

Quais produtos devem passar pelo ensaio de segurança elétrica?
Os ensaios de segurança elétrica devem ser realizados no modelo mais completo de cada família.