Laboratório de Alta Frequência e Telecomunicações

Instrumentos para medição e geração de sinais de alta frequência podem ser calibrados aqui mesmo no Brasil, com reconhecimento nacional e internacional e rastreabilidade assegurada aos principais laboratórios de referência. Utilizando pessoal treinado e equipamentos da mais alta qualidade, estamos capacitados a oferecer os melhores serviços a um preço compatível. Aliadas às menores incertezas, preços e prazos adequados, somos a escolha certa para a calibração de seus equipamentos de RF.

O LABELO orgulha-se em servir como referência brasileira para a disseminação das grandezas relacionadas à alta frequência, ou rádio frequência, até 26,5GHz. Nossa credibilidade, pioneirismo e qualificação técnica, adicionada à disponibilidade dos mais modernos equipamentos de medição permitem transferir a rastreabilidade aos padrões internacionais.

Este laboratório surgiu no ano de 1993, através de parceria estabelecida com a empresa alemã Wandel & Goltermann (hoje JDSU), motivada pela necessidade de calibrar os equipamentos da área de telecomunicações, quando não havia disponibilidade de calibração no Brasil. Esta situação criava problemas sérios para as empresas, pois era necessário enviar os instrumentos para laboratórios no exterior, resultando em alguns casos na indisponibilidade dos mesmos por períodos superiores a seis meses.

O Laboratório de Rádio Frequência começou sua atividade com acreditação junto a Cgcre – RBC no 2º semestre do ano de 1996 em uma área de aproximadamente 54m², tendo seus padrões rastreados à Rede DKD-K de calibração alemã e atendendo a faixa de frequência até 1GHz.

Como no País não havia estrutura capaz de manter os padrões nacionais nesta área, o INMETRO, no intuito de reconhecer o LABELO como laboratório detentor das referências nacionais, condicionou sua acreditação a uma entidade estrangeira de reconhecimento incontestável e a entidade escolhida foi o DKD/PTB da Alemanha.

Em 1998 o LABELO foi acreditado ao PTB, passando a fazer parte da Rede DKD-K de calibração alemã, ainda na faixa de frequência até 1GHz, e em 2002 esta faixa foi estendida até 26,5GHz, e o laboratório mudou sua denominação para Laboratório de Alta Frequência em função da faixa do espectro que atende.

Concomitantemente à acreditação ao DKD, foi requerido a acreditação à Cgcre, que também foi obtido, tornando o LABELO naquele momento o único laboratório no País a possuir condições de calibrar equipamentos da área de telecomunicações com reconhecimento oficial de terceira parte.

Em 2008, após análise das exigências do mercado, o laboratório incorporou os serviços de comunicação digital, televisão e modulação em seu escopo de serviços acreditados pelo órgão nacional competente (Cgcre), passando a se chamar laboratório de Alta Frequência e Telecomunicações.

Contempla serviços de calibração para a indústria, operadoras de telefonia fixa e celular, TV a cabo, prestadores de serviços (empreiteiras), órgãos do governo e militares e inclusive para outros laboratórios de calibração, no Brasil e no exterior. A capacidade de medição compreende uma faixa muito ampla – de 100Hz até 26,5GHz (verificar escopo acreditado). Possui os mais conceituados equipamentos dos principais fabricantes mundiais disponíveis no mercado, sendo constantemente atualizado para atender as demandas em função de novas tecnologias.

O LABELO é a escolha certa para prover serviços de calibração em instrumentos para uso em Alta Frequência e Telecomunicações. O Laboratório de Alta Freqüência e Telecomunicações tem condições de calibrar os seguintes equipamentos:

Adaptador de Impedância
Atenuador
Terminação
Divisor de Potência
Simulador de Linha de Transmissão
Acoplador Direcional
Gerador de Sinal de RF
Gerador de Sinal de RF Modulado
Gerador de Funções
Gerador de Sinal de TV
Medidor e Sensor de Potência
Analisador de Espectro
Medidor de Modulação
Analisador de Rede
Medidor de Sinal
Medidor de Distorção
Wattímetro de Passagem
Medidor de Sinal de TV
Analisador de Comunicação Digital

O laboratório apresenta também condições de realizar avaliação de resposta em frequência e impedância terminal de transformadores, avaliação esta realizada nas instalações do cliente.

Para converter automaticamente os valores de coeficiente de reflexão, ROE e perda por retorno utilizem o nosso conversor. Clique aqui para download. Caso o aplicativo não executar, é necessário a utilização do software .NET Framework, clique aqui para o download.

Acesso ao Sistema de Calibração – ANATEL

Este link é destinado para uso da ANATEL para acesso ao Sistema de calibração.
Clicando no link abaixo, deve ser informado usuário e senha para completar o acesso ao sistema.
Sistema de calibração – ANATEL
Em caso de dificuldade ou para maiores informações, entrar em contato conosco pelo telefone (51) 3320-3551 ou pelo e-mail [email protected].