11/09/2020 - 15h25

Diretor do LABELO é eleito 2º vice-presidente do Comitê de Stakeholders do IAAC

Durante a Assembleia Geral do Inter American Accreditation for Cooperation – IAAC, realizada de 12 a 21 de agosto passado, o nosso Diretor, Israel Dulcimar Teixeira, foi eleito para exercer a 2ª vice-presidências do Comitê de Stakeholders.

O IAAC congrega os Organismos Acreditadores das Américas do Norte, Central e do Sul. A Andrea Melo da CGCRE – Inmetro é, atualmente, a presidente do comitê executivo.

Como um dos comitês que compõe o IAAC, o de Stakeholders (partes interessadas) é composto por laboratórios, certificadoras e associações como a ABRAC do Brasil e Asosec da Colômbia.

Israel Teixeira vem atuando há quatro anos naquele organismo, por indicação da ABRAC – Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade, onde é vice-presidente de laboratórios. Atuou coordenando o grupo de trabalho que elaborou uma proposta para harmonizar os critérios de avaliação da, então, nova edição da norma ISO IEC 17025:2017 no quesito gestão de riscos em laboratórios, conforme item 8.5.

Desde janeiro deste ano, Israel participa do grupo de trabalho coordenado pelo colega Jose Luis Ogando (IRAM – Argentina). Compõe esse grupo, Peter Unger e Sylvana Ricciarini ( IQEIS – Estados Unidos). Além de Marta Del Cid (RELABSA – Guatemala). O grupo iniciou os estudos de viabilidade para indicar a adoção de escopo flexível pelos organismos acreditadores.

No âmbito das Américas, somente o Inmetro tem um piloto para “Implementação e gerenciamento de escopo flexível (áreas: produtos químicos – subárea produtos farmacêuticos)”, conforme Nit-dicla-070, sendo que o LAIF-LABELO foi o primeiro laboratório a ter escopo acreditado nesta modalidade, que diminui significativamente o tempo para acreditação, possibilitando assim, ao OAC, antecipar a oferta de serviços ao mercado. Nosso objetivo neste grupo de trabalho é, inicialmente, pesquisar se os laboratórios das américas conhecem a modalidade e, conhecendo, se tem interesse em que os respectivos acreditadores adotem este esquema.

Além das contribuições citadas, o LABELO tem sua imagem divulgada internacionalmente, o que nos coloca frente a oportunidades muito relevantes e cumprimento de nossa missão.

Conheça melhor o IAAC: https://www.iaac.org.mx/index.php/en/

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias