12/07/2021 - 10h24

Coordenador do LAIF/LABELO, é designado como membro do comitê técnico temático de Insumos Farmacêuticos da Farmacopeia Brasileira

A designação coloca nosso coordenador entre os 80 profissionais de todo o país classificados pela Anvisa

O Farmacêutico Airton Monza da Silveira, coordenador do Laboratório Analítico de Insumos Farmacêuticos (LAIF/LABELO) foi designado como membro do Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos da Farmacopeia Brasileira da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). A designação foi publicada através da Portaria nº 342 de 07 de julho de 2021.

Dr Airton está entre os 80 experts de todo o país classificados para os 13 Comitês Técnicos Temáticos da Farmacopeia Brasileira. Ao contrário das composições anteriores, nas quais os Comitês Técnicos eram feitos por indicação da Anvisa, desta vez houve um Edital de Chamamento Público, que estabeleceu critérios objetivos, como experiência comprovada e titulação.

Com esse mandato, nosso Coordenador retorna aos trabalhos junto à Anvisa e demonstra o potencial de contribuição que nossa instituição pode dar para o estabelecimento dos métodos analíticos e dos padrões de qualidade dos insumos farmacêuticos comercializados no país.

Há mais de 12 anos o LAIF, vem contribuindo para o monitoramento da qualidade de produtos farmacêuticos, auxiliando na caracterização de formulações em desenvolvimento e na disponibilização de metodologias analíticas validadas, visando elevar a qualidade da produção industrial farmacêutica e farmoquímica em nosso país.

A Farmacopeia Brasileira é o Código Oficial Farmacêutico a ser utilizado no Brasil e tem como função principal estabelecer os requisitos mínimos de qualidade de produtos farmacêuticas utilizadas em nosso país.

Os comitês técnico temáticos da Farmacopeia Brasileira têm por objetivo assessorar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária na revisão e atualização periódica dos compêndios e monografias de produtos da Farmacopeia Brasileira. A participação nos Comitês Técnicos Temáticos é considerada atividade de relevância pública e não remunerada.

Informações adicionais sobre o processo de seleção pode ser obtida no Edital de Chamamento Público n°03/21.