06/05/2021 - 13h57

Viva novas experiências na mobilidade presencial ou virtual da PUCRS

Novos editais recebem inscrições ao longo de todo o mês de maio para início dos estudos em 2021/2

programa mobilidade academicaA Mobilidade Acadêmica lançou novos editais para quem deseja estudar em uma universidade internacional ao longo do seu curso de graduação, tanto na modalidade presencial quanto virtual. Os programas permitem que o estudante conheça novas culturas e qualifique ainda mais sua formação.

Na mobilidade acadêmica, o estudante fica isento de mensalidades na universidade de destino, devendo apenas manter vínculo com a PUCRS. As opções contemplam todos os cursos e podem ser escolhidas conforme trajetória de cada aluno.

Conheça os editais em andamento

Mobilidade presencial

A segunda chamada do Edital 2 de Acordos Bilaterais oferece vagas para 15 universidades em quatro países: Alemanha, França, Espanha e Uruguai. O início dos estudos está previsto para 2021/2, mas poderá ser revisto em razão da pandemia. O Escritório de Cooperação Internacional mantém contato direto com as universidades parceiras e cada aluno selecionado recebe todo o suporte para fazer uma escolha segura.

Nesta modalidade, o aluno tem a oportunidade de vivenciar um novo contexto acadêmico e conhecer colegas de diferentes partes do mundo. As inscrições vão até os dias 17 de maio de 2021 (Prova 1) e 24 de maio de 2021 (Prova 2). Para conhecer os requisitos e relação de vagas, acesse o link.

Mobilidade virtual

Para aqueles que buscam uma experiência internacional ao mesmo tempo em que estão cursando outras disciplinas na PUCRS, a mobilidade virtual é a aposta ideal. O estudante integra uma disciplina remota de uma universidade internacional e recebe o aproveitamento dos créditos em sua grade regular na PUCRS. As inscrições vão até o dia 1 de junho de 2021.

A modalidade permite que o aluno tenha contato com novas culturas, pratique um segundo idioma e adicione mais um diferencial ao seu currículo sem as despesas de uma viagem internacional. Os Programas EMOVIES e Americarum oferecem vagas para diversas instituições latino-americanas. Confira o edital e a relação de vagas de cada programa neste link.

Dúvidas e mais informações sobre mobilidade acadêmica presencial e virtual podem ser encontradas no Escritório de Cooperação Internacional (Prédio 1, sala 110) de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3660.