27/10/2022 - 16h58

Representantes da PUCRS visitam ambientes de inovação em Barcelona

Grupo viaja para o Web Summit que ocorre no início de novembro, em Lisboa

Nesta semana, um grupo de representantes da Aliança para a Inovação e do Pacto Alegre, formado por reitores e gestores, visita ambientes de inovação em Barcelona, na Espanha. Entre os participantes estão o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Universidade, Jorge Audy, e o diretor do Instituto do Cérebro, Jaderson Costa. A visita ocorreu na Universidade Ramon Llull e no La Salle Technova Innovation Park.

A Aliança para Inovação é uma articulação entre a PUCRS, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Essa união tem o objetivo de potencializar as ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema. A ação foi uma das responsáveis a mobilizar Porto Alegre na articulação de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade, o Pacto Alegre.

Também estiveram presente na visita o pró-reitor da UFRGS, Geraldo Jotz e o consultor do Pacto Alegre, Josep Piqué. Nos próximos dias, o grupo estará presente no Web Summit 2022, que acontece em Lisboa. O evento é considerado uma das principais conferências de tecnologia da Europa.

Convênio de consultoria entre universidades

Na última semana, o grupo de representantes da PUCRS e do Pacto Alegre teve a oportunidade de visitar a Universidade Ramon Llull (URL), onde foram recebidos pelo reitor, Josep Guiu, e pelo Diretor Geral, Josep Santos, do Centro La Salle. Santos foi responsável pelo convênio de consultoria realizado com o Pacto Alegre desde 2018. Durante a visita, também foi realizada uma análise dos trabalhos desenvolvidos e uma avaliação do convênio, com excelente percepção por parte da equipe de Barcelona. Para o final de 2022, está prevista a renovação do convênio de consultoria por mais dois anos (2023 e 2024).

Visita à Universidade Ramon LLull / Foto: Divulgação

Também foi feito o convite oficial para Porto Alegre, via Pacto Alegre, para participar da Conferência Mundial da Tripla Helix, que ocorrerá em Barcelona em setembro de 2023, como uma das 17 cidades do mundo a apresentar seu case de Pacto de Inovação.  O reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira, em nome da Aliança para Inovação, e o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, em nome do Pacto Alegre, aceitaram o convite.

Os representantes ainda confirmaram participação no evento, o qual contará com a participação de prefeitos, reitores e gestores de ecossistemas de inovação, neste que é o principal evento mundial na área de inovação e desenvolvimento de territórios. O evento terá a presença de autoridades como Henry Etzkovitz (Universidade de Stanford) e Jerry Engels (Universidade da California em Berkeley).

Durante o dia de visita foi apresentado o modelo de funcionamento da URL, um modelo universitário federado, que reúne diversas Instituições, como o La Salle, a ESADE, o Instituto Borja de Bioética, o IQS e Blanquerna, todas localizadas na região da Catalunha. O grupo visitou o Technova Barcelona, o Parque Tecnológico, a Incubadora e os Centros de Inovação do ambiente, em especial o IOT Lab. A URL, assim, como a Universidade de Barcelona (UB), está entre as 100 melhores Universidade do mundo nos principais rankings internacionais.

Centros de pesquisa e inovação

Outro momento importante da missão foi a visita aos dois principais centros de pesquisa e inovação de Barcelona, reconhecidos como ecossistemas de inovação das áreas de ciências da vida, saúde e biotecnologia. O Parque de Pesquisa Biomédica de Barcelona (PRBB), vinculado à Universidade Pompeu Fabra e ao Governo local, possui mais de 20 anos de atuação na pesquisa translacional de nível internacional, reunindo grupos e centros de pesquisa translacional do mundo, em especial da Espanha, Itália, Reino Unido e Alemanha.

Parque Tecnológico Barcelona Activa, Nou Barris / Foto: Divulgação

Jaderson Costa da Costa, diretor do Inscer, e o professor Geraldo Jotz, Pró-Reitor de Inovação e Relações Internacionais da UFRGS, estabeleceram contatos importantes nesta visita, visando cooperação futura. Também foi formulado um convite, aceito pelo diretor do PRBB, Reimund Fickert, para visitar Porto Alegre. O PRBB está vinculado ao Hospital del Mar da Universidade Pompeu Frabra, localizado nas margens do Mediterrâneo, em uma área de mais de 50 mil metros quadrados, com uma infraestrutura de pesquisa de classe mundial na área de ciências da vida e da saúde e inovação biomédica, envolvendo mais de 200 milhões de euros anuais de pesquisa em áreas estratégicas de pesquisa translacional.

Na visita ao Parque Científico de Barcelona (PCU) o grupo teve a oportunidade de conhecer em profundidade o ecossistema de inovação específico da área de saúde da Catalunha. O PCU é um dos três principais Parques Tecnológicos especializados na área da saúde e ciências da vida (junto com os Parques de Oxford, no Reino Unido, e do Karolinska Institute, na Suécia), contando com uma Fundação de Referência mundial na área de Transferência de Conhecimento da Universidade com as empresas, a Fundação Bosh y Gimpera.

O PCU ocupa aproximadamente 100 mil quadrados, na área da antiga Faculdade de Filosofia da Universidade de Barcelona. O ecossistema de inovação em saúde e ciências da vida da Catalunha representa 10% de todo o PIB regional, envolvendo mais de 1.300 empresas, 14 Parques Tecnológicos, 12 Universidades, 19 Hospitais, 200 empresas de consultorias especializadas e 41 Centros de Investigação, com alto grau de articulação entre todos os atores envolvidos, pelo enorme impacto econômico na região da Catalunha.

Coração do ecossistema de inovação

Nas atividades finais desta primeira semana de missão, o grupo revisitou o coração do ecossistema de inovação catalão, nas regiões de Glories e Poblenou, envolvendo o Distrito de Inovação [email protected] e o Barcelona Activa, assim como visitas às regiões de expansão do Distrito [email protected] em Nou Barris e o lado oposto da Diagonal, junto ao Mediterrâneo. No ambiente de Nou Barris, bairro social de Barcelona (menos IDH da cidade), passaram pelo Parque Tecnológico do Barcelona Activa, com dezenas de empresas instaladas, o Cibernarium Nou Barris, possui cursos com formação tecnológica de iniciação (letramento digital) e especialização. A visita foi concluída com uma imersão na Escola 42, apoiada pela Telefônica de Espanha, um campus de formação em programação de computadores inovador, cujo modelo original foi desenvolvido em Paris, França.

Distrito [email protected], MediaTIC / Foto: Divulgação

Durante as visitas, o reitor da PUCRS iniciou conversa com o Josep Piqué para uma potencial participação dele no Planejamento Estratégico da PUCRS. A participação teria como foco o reposicionamento do Campus da Universidade no âmbito da cidade e do seu entorno, à luz das mais modernas abordagens dos Modelos da Tripla e Quadrupla Helix e Smart Specialization, que ressignificam o papel da Universidade no processo de desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico no seu entorno e no território onde atuam.

No último dia passaram pelas operações do Distrito [email protected], Barcelona Activa, Media TIC, Museu e Hub de Design, Hub Social do [email protected] e os campus das Universidade Pompeu Fabra e Universidade de Barcelona na região.

No âmbito da PUCRS, estão agendadas visitas e assinaturas de convênio entre a Universidade Aberta de Portugal e a PUCRS, com participação da Reitoria da UAP e o Reitor da PUCRS no dia 31 de outubro.

Web Summit

Nesta semana, a missão recebeu novos membros da Aliança para a Inovação de Porto Alegre, como os Secretários de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, coordenador do Pacto Alegre e pesquisador da UFRGS e, do Rio Grande do Sul, Alsones Balestrin, para participarem, junto com os demais, do Web Summit, principal e maior evento na área de inovação e tecnologia na Europa, que ocorre entre os dias 1º e 4 de novembro, em Lisboa.

Se juntam ao grupo da PUCRS, os Professores Rafael Chanin, Líder da área de Startups do Tecnopuc, Eduardo Giugliani, diretor do Ideia, Tiago Abreu, coordenador do Projeto Banritech do Tecnopuc, e o Pesquisador Leandro Astarita, vencedor da primeira edição do Programa Hangar, convênio com o Sebrae RS, além das duas startups vencedoras das duas primeiras rodadas do Banritech, convênio do Tecnopuc com Banrisul.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias