10/05/2018 - 08h50

Universidade se destaca no ranking Times Higher Education

PUCRS ficou na segunda posição entre as instituições privadas no Brasil

times higher education, américa latina, ranking, latin americaO ranking Times Higher Education (THE) Emerging Economies University Rankings 2018 apontou a PUCRS como a segunda melhor instituição privada do Brasil entre os países emergentes. Além disso, ocupa a primeira posição dentre todas as universidades da região Sul. Os destaques da PUCRS na avaliação foram nos quesitos de Industry Income, International Outlook e Citations (Transferência de conhecimento, Internacionalização e Citações em artigos científicos).

O ranking engloba 378 instituições de ensino de 42 de países. O Brasil é a terceira nação com maior número de instituições, com 32. Ao todo foram considerados 50 países classificados como economias emergentes (avançadas e secundárias) ou “economias de fronteira” pela FTSE, companhia especializada em cálculo de índices e serviços correlatos de dados, em escala internacional. Entretanto, instituições de apenas 42 desses países chegaram à lista final do Top 378.

Indicadores e metodologia

O ranking usa os mesmos 13 indicadores de rigor metodológico de desempenho que o THE World University Rankings, examinando os pontos fortes de cada universidade em relação a todas as suas principais atividades: ensino, pesquisa, citações, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. A metodologia foi cuidadosamente recalibrada para melhor refletir as características e prioridades de desenvolvimento das universidades em economias emergentes. Mais peso é dado, por exemplo, à interação com a indústria e à perspectiva internacional da universidade.

O Times Higher Education é um dos mais importantes rankings do mundo e mostra, principalmente, o impacto da pesquisa realizada na Instituição por meio de citações em base de dados.