23/03/2018 - 16h43

Alunos estrangeiros podem fazer estágio no Tecnopuc

Iniciativa cria oportunidades em empresas sediadas no Parque Científico e Tecnológico

Portal Tecnopuc

Foto: Bruno Todeschini

Oportunizar a vivência de estrangeiros no mercado de trabalho brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar um diálogo multicultural dentro das empresas. Esses são os objetivos do Programa de Estágios Internacionais no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), aberto a alunos internacionais em mobilidade acadêmica na PUCRS. Este é o primeiro ano do programa, que busca novos parceiros para dar continuidade à iniciativa. Empresas do Tecnopuc interessadas em participar podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3660.

Empreendimentos sediados no Parque são encorajados a promover um diálogo intercultural, incorporando em suas equipes alunos de instituições estrangeiras. As oportunidades de estágio são disponibilizadas, geridas e administradas pelos gestores de cada empresa. Cada empregador tem autonomia para selecionar o candidato que considerar mais qualificado para a função disponível. O setor de Mobilidade Acadêmica, responsável pela criação do programa, divulga as oportunidades para estudantes de instituições conveniadas à PUCRS que tenham interesse em agregar uma experiência profissional durante o intercâmbio, além de atuar como interlocutor entre empresas e estudantes.

De acordo com Sandra Beatriz Miño, coordenadora administrativa da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), a ideia surgiu a partir de trocas com universidades parceiras. “Ao longo de 2017, tive a oportunidade de representar a PUCRS em diversos eventos internacionais, em países como Peru, Espanha e Estados Unidos, onde pude trocar informações e intenções de trabalhos em conjunto. A partir destas interações surgiu a ideia do programa, qualificando ainda mais o trabalho de internacionalização de nossa universidade”, comenta.

Para a professora Clarice Lamb, gestora de relacionamento do Tecnopuc, a contratação de estagiários estrangeiros permite à empresa e todos seus colaboradores ter acesso a costumes e conhecimentos diferentes, contribuindo para a formação construtiva dos indivíduos. “Essa construção se dá em vários níveis, desde o aprendizado de uma nova língua, à abertura para novas ideias. Vivemos na era do conhecimento, e a presença dos estrangeiros agrega valor à percepção que um brasileiro tem de si mesmo e de sua empresa. Esse conhecimento gerado certamente leva ao sucesso, individual e coletivo”, completa.

A iniciativa complementa o programa de estágios internacionais já em andamento nos laboratórios e centros de pesquisa da Universidade. No primeiro semestre de 2018, quatro alunos estrangeiros estarão na PUCRS para oportunidades exclusivas de estágio.