18/02/2021 - 09h03

Série de vídeos sobre problemas sociais do Brasil será lançada em evento de Sociologia

Fórum da International Sociological Association é um dos mais importantes da área no mundo e conta com a parceria da PUCRS em sua quarta edição

IV Fórum de Sociologia da ISA acontece de 23 a 28 de fevereiroDe 23 a 28 de fevereiro acontece a quarta edição do Fórum de Sociologia da ISA (International Sociological Association), um dos principais eventos de sociologia do mundo. Programado para acontecer presencialmente em julho de 2020 na PUCRS, o evento precisou ser adiado em função da pandemia de Covid-19, e será realizado pela primeira vez de forma online. Em uma correalização da Universidade e da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), o fórum irá debater os desafios do século 21 divididos em quatro temáticas: democracia, meio ambiente, desigualdades e interseccionalidade.

Ao lado dos debates virtuais entre sociólogos de 125 países, o destaque deste ano será o lançamento da série Challenges of Contemporary Brazil (Desafios do Brasil Contemporâneo), composta por seis episódios que apresentam alguns dos principais problemas do Brasil na atualidade. Segundo o professor da Escola de Humanidades e presidente do comitê organizador local do fórum deste ano, Hermílio Santos, o objetivo dos vídeos é que, na impossibilidade de as pessoas virem para o Brasil para participar do evento, seja viável mostrar um pouco dos desafios enfrentados pelo País.

“Além de facilitar a presença de sociólogos brasileiros, realizar esse evento aqui seria uma oportunidade de mostrar nossa realidade para a comunidade internacional. A série foi um trabalho construído a muitas mãos, principalmente junto a colegas de Sociologia do comitê organizador local do fórum, para apresentar um recorte real do atual momento de temas críticos para a sociedade brasileira”, relata o professor.

Vídeos foram gravados em diferentes estados do Brasil

A série Challenges of Contemporary Brazil foi realizada pela produtora gaúcha Conta Pra Mim Filmes, com direção geral do professor Hermílio Santos, e contou com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A produção foi gravada em lugares como o Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro, e Brasília. Duas organizações do Rio Grande do Sul também são retratadas: a União de Vilas da Grande Cruzeiro, na Nona Sul de Porto Alegre, e a Ocupação Mulheres Mirabal, na Zona Norte.

O professor conta que os filmes têm o objetivo de apresentar, a partir da perspectiva brasileira, algumas questões relacionadas às temáticas principais do evento, passando por assuntos como meio ambiente, populações indígenas, sociedade civil dentro das periferias, desafios de mulheres no mercado de trabalho, reinvenção dos brasileiros para vencer a pandemia e a solidariedade comunitária na crise. A série, que será lançada durante o fórum, estará disponível nos sites da ISA e da SBS.

Confira o teaser da série:

Sociólogos brasileiros têm forte presença no fórum da ISA

O Fórum de Sociologia da ISA é um evento que acontece desde 2008 a cada quatro anos, já tendo passado pelas cidades de Barcelona, Buenos Aires e Viena. Segundo Santos, seria a primeira vez que Porto Alegre sediaria um evento dessa magnitude, realizado pela maior entidade internacional de profissionais e estudiosos da área. “A presença de sociólogos brasileiros em congressos sempre foi muito intensa. Na década de 1980, a ISA foi presidida por Fernando Henrique Cardoso e atualmente conta com outros brasileiros na presidência de alguns comitês da entidade”, conta o professor, que preside o comitê de Biografia e Sociedade.

Para o evento em Porto Alegre, eram esperadas cerca de 5 mil pessoas. “Mesmo que a PUCRS não receba o fórum de forma presencial, ela é correalizadora do evento. Isso é importante, pois mostra a relevância da nossa Universidade e chama a atenção para a nossa cidade”, destaca.

Santos ainda diz que o fato de a PUCRS ter sido escolhida como sede, disputando com as universidades de Moscou, Helsink e Lyon, é um grande reconhecimento tanto para a Universidade quanto para a participação da sociologia brasileira no contexto internacional. “A presença brasileira no fórum é bastante expressiva. Não só de professores, mas de doutorandos e mestrandos apresentando trabalhos”, conclui.

Saiba mais sobre o evento

IV Fórum de Sociologia da ISA acontece de 23 a 28 de fevereiro, reunindo mais de 800 sessões, mais de 3 mil artigos e sociólogos de 125 países. Os painéis irão explorar o mundo da pandemia e o mundo que pode surgir dela com base em pesquisas fundamentadas no campo e nos tópicos dos Comitês de Pesquisa, Grupos de Trabalho e Temáticos da ISA.

Além de Hermílio Santos, os professores da PUCRS André SalataEmil Sobotkka e Rodrigo Ghiringheli de Azevedo também irão coordenar sessões. O comitê organizador local ainda conta com o professor Rafael Madeira.

Dentro da programação do fórum, haverá a apresentação do documentário Infância Falada, fruto da pesquisa Infância e Violência: Cotidiano de Crianças Pequenas em Favelas do Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, realizada pelo Centro de Análises Econômicas e Sociais da PUCRS (Caes). O filme é dirigido por Santos e Kamila Almeida e produzido pela Conta Pra Mim Filmes. A exibição acontece na tarde de 27 de fevereiro.