22/09/2021 - 08h20

Seminário da ODUCÁTEDRAS aborda o papel do professor na internacionalização

Carla Cassol, coordenadora executiva do Escritório de Cooperação Internacional da PUCRS, é uma das palestrantes convidadas

Nos meses de outubro e novembro acontece o seminário O papel do professor na internacionalização, promovido pela ODUCÁTEDRAS, programa de formação para a internacionalização do Ensino Superior da Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (ODUCAL). Os encontros são destinados a professores e gestores de escritórios internacionais.

Entre os palestrantes está a coordenadora executiva do Escritório de Cooperação Internacional da PUCRS, Carla Cassol, que abordará a internacionalização do currículo. Todos os encontros serão conduzidos em espanhol com tradução simultânea em português e inglês, são abertos ao público e acontecem na plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas neste link.

Confira a programação completa:

Tema: Internacionalização do Ensino Superior e Interculturalidade

Palestrante: Brenda García Portillo – Universidad de Monterrey, México

Datas e horário: 4/10 sessão teórica e 13/10 sessão prática, 12h (horário de Brasília)

Tema: Internacionalização do currículo

Palestrante: Carla Cassol – PUCRS, Brasil

Datas e horário: 18/10 sessão teórica e 27/10 sessão prática, 12h (horário de Brasília)

Tema: Aprendizagem + Serviço

Palestrante: Manuel Caire Espinoza – PUC-Chile, Chile

Datas e horário: 2/11 sessão teórica e 9/11 sessão prática, 12h (horário de Brasília)

Sobre a ODUCÁTEDRAS

O programa de formação para a internacionalização do Ensino Superior da Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (ODUCAL), tem como objetivo formar e capacitar as instituições membro sobre a temática e contribuir para o alcance da excelência acadêmica. O programa propõe três linhas de ação: 1) capacitação de gestores e / ou membros de escritórios internacionais, 2) capacitação de docentes e 3) capacitação para a comunidade universitária em geral.