25/03/2019 - 14h03

Religião na esfera pública é tema da 1ª Conferência CDEA 2019

Encontro contou com a presença do professor da Ruhr-Universität Bochum, Bernhard Grümme

2019_03_25_Conferencia_CDEA(mariana_haupenthal)

Bernhard Grümme durante palestra na Escola de Humanidades. Foto: Mariana Haupenthal

Nesta segunda-feira, dia 25 de março, o Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) em parceria com o Programa de Pós-graduação de Teologia promoveu a 1ª Conferência CDEA 2019. A palestra Religion in the late modern area, only to be endured privately? On the limits and possibilities of a public religion foi apresentada pelo professor e vice-decano da Faculdade de Teologia da Ruhr-Universität Bochum, Bernhard Grümme. O pesquisador alemão abordou a relação estado e religião e as possibilidades da aproximação entre religião e esfera pública.

Grümme foi professor visitante na PUCRS em 2015 e 2017 e tem trabalhos em andamento com a Escola de Humanidades O professor Pe. Erico Hammes, que foi mediador da palestra desta segunda-feira, foi professor visitante na universidade alemã em 2018, onde realizou um seminário intensivo em conjunto com Grümme.

2019_03_21_universidade_bochum(thais_goncalves)

Grümme foi recepcionado no Escritório de Cooperação Internacional. Foto: Thais Gonçalves

Além da palestra, o visitante alemão também foi recepcionado no Escritório de Cooperação Internacional onde pode conhecer algumas das iniciativas de internacionalização na Universidade. A partir da visita, o professor deve participar de novos projetos de cooperação, dando andamento na parceria entre as duas instituições.

Sobre o CDEA

O CDEA é um centro científico de ensino, pesquisa e informação, fomentado pelo DAAD com verba do Ministério das Relações Exteriores alemão, sediado na PUCRS e na UFRGS. Inaugurado em abril de 2017, tem o objetivo de fomentar uma nova geração de cientistas e pesquisadores brasileiros em estudos interdisciplinares sobre temas atuais da Europa e Alemanha úteis ao contexto brasileiro e latino-americano. É primeiro Centro de Estudos Europeus e Alemães no Brasil e na América Latina.