22/10/2018 - 16h29

Ranking QS University BRICS 2019 mostra PUCRS líder entre as privadas no Sul

Levantamento internacional destaca qualidade das universidades em países emergentes

Ranking QS BRICS 2019A consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS) divulgou a mais recente edição do QS BRICS University Rankings 2019, levantamento  de universidades dos países que compõem o conjunto econômico BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No ranking, a PUCRS foi classificada como a melhor instituição privada do sul do Brasil e a terceira privada do Brasil, ficando atrás apenas da PUC-Rio e PUC-SP. Em relação à edição anterior, a PUCRS subiu 13 posições. A Universidade se destaca, principalmente, nos quesitos docentes com doutorado, citações por artigo e reputação perante o empregador. Neste ano, quase 400 instituições de ensino superior dos cinco países foram avaliadas.

Metodologia

A QS elaborou o ranking de 2019 com base em oito indicadores, aos quais atribuiu pesos diferentes para a composição da nota final de cada universidade: reputação acadêmica (30%), reputação perante o empregador (20%), docentes por aluno (20%), docentes com doutorado (10%), artigos por docente (10%), citações por artigo (5%), docentes internacionais (2,5%) e alunos internacionais (2,5%). Saiba mais sobre a metodologia.

Sobre o QS University Rankings

No ranking mundial da QS, divulgado em junho deste ano, a PUCRS também foi destaque, sendo a única instituição privada da Região Sul dentre as 1.000 citadas. O levantamento da empresa britânica é considerado um dos sistemas de classificação universitária mais populares do mundo.