08/05/2019 - 08h37

PUCRS Recitais recebe pianista polonês e celebra sucesso de público

Evento comemorou 150 anos da imigração polonesa no Brasil

2019_05_02-lustchesvskik907x605luiza_rabello-0133

Foto: Luiza Rabello

O pianista Raphael Lustchevski participou do PUCRS Recitais, lotando a Igreja Universitária Cristo Mestre. Muitos professores de piano compareceram ao evento, que teve entrada franca. Depois das boas vindas do maestro Marcio Buzatto, o cônsul honorário da Polônia em Porto Alegre, Sérgio Sechinski, lembrou o Dia da Constituição da Polônia (3 de maio), o Dia dos Poloneses e Descendentes no Exterior (2 de maio) e os 150 anos da Imigração Polonesa no Brasil. A promoção foi do Instituto de Cultura da PUCRS, em parceria com o Consulado-Geral da República da Polônia em Curitiba, o Consulado Honorário da República da Polônia em Porto Alegre, a Sociedade Polônia de Porto Alegre e a Igreja dos Poloneses de Porto Alegre.

No programa do recital, foram contemplados três ícones da música polonesa para piano são contemplados: Fryderyk Chopin, Ignacy J. Paderewski e Grazyna Bacewicz. Peças emblemáticas como a Polonaise em Lá Maior, Op. 40 e Andante Spianato/Grande Polonaise Brillante, Op. 22, de Chopin, e a Cracovienne Fantástique, de Paderewski, estiveram no repertório. Foram lembrados ainda os 170 anos da morte de Chopin.

Sobre o pianista

O pianista polonês Raphael Lustchevski iniciou sua formação musical aos seis anos. Graduado pela Academia Superior de Música de Katowice, na Polônia, desenvolveu estudos de pós-graduação na Escola Superior de Música Franz Liszt, em Weimar, na Alemanha. Desde 2011, Lustchevski é um Steinway Artist na lista The Steinway&Sons Artists, onde figura entre os melhores pianistas do mundo.