23/07/2018 - 14h04

PUCRS oferece 15 disciplinas em inglês na Graduação

Internacionalização em sala de aula é voltada para estudantes de todas as Escolas

Foto: Camila Cunha

Um ambiente internacionalizado na sala de aula, com troca de experiências e de culturas. As disciplinas em inglês oferecidas pela PUCRS permitem aos estudantes o desafio de trabalhar o conteúdo em outro idioma, como fariam se estivessem em uma universidade do exterior. Além de aprimorarem o vocabulário técnico, desenvolvem competências para atuar em um mercado globalizado.

Como um espelho das disciplinas em português do currículo de graduação de diferentes cursos, as aulas utilizam integralmente o inglês e são elaboradas na perspectiva do idioma como ferramenta de ensino, com foco no conteúdo. A ideia é que o inglês seja visto como o meio de comunicação. “Não é disciplina de inglês, é disciplina em inglês. O objetivo é que o conteúdo seja explorado através da língua estrangeira, seguindo a crescente tendência chamada English as a Medium of Instruction (EMI). A PUCRS, como Universidade de classe mundial, vem adotando essa ferramenta cada vez mais”, explica Gabriela Wallau, da Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico, da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd), e professora das disciplinas Alternative Dispute: Resolution Mediation, Arbitration and Conciliation e Business Law II: Corporations.

Espelho das disciplinas em português

Ao escolher a aula em inglês, o aluno não precisa fazer a equivalente em português. As disciplinas podem ser cursadas por estudantes de graduação da PUCRS, estudantes internacionais em mobilidade acadêmica e diplomados, que podem requerer a matrícula como disciplina isolada. Com perfil interdisciplinar, reúnem alunos de várias Escolas. “As minhas aulas de resolução de conflitos, por exemplo, podem acrescentar na formação de estudantes de Direito, Negócios, Comunicação, Psicologia, Engenharia e outros”, comenta Gabriela.

A disciplina Creative Writing é um sucesso entre graduandos e desde o segundo semestre de 2015 já recebeu cerca de 150 alunos, brasileiros e internacionais. Como é a única matéria de Escrita Criativa em inglês, as aulas focam em outros estilos literários como ensaio, poesia, diário, roteiro de cinema e televisão, além de ficção narrativa. “Não temos apenas alunos da Letras e da Escrita Criativa, mas da Arquitetura, da Medicina, da Comunicação”, revela o professor Bernardo Bueno, que coordena curso de Escrita Criativa.

Porta para o mundo

Foto: arquivo pessoal

A estudante da Escola de Direito Graciana Scarpellini Campos sempre procurou ter contato com a língua inglesa e com oportunidades que facilitassem uma eventual pós-graduação no exterior. Assim, a disciplina Alternative Dispute Resolution despertou seu interesse por ser em outro idioma e por ser mais interativa, com mais discussões e participação em aula. “Fiz a cadeira no 3º semestre, no início de 2017, e acabei me identificando muito. Pouco tempo após o início das aulas, me inscrevi para a seleção da equipe de arbitragem, entrei para o grupo e participei da minha primeira competição internacional em novembro, o FDI Moot, em Boston. Eu tinha certeza que havia achado meu lugar no Direito”, conta.

Graciana também participou como oradora do Vis Moot, em Viena e em 2018 irá para Estocolmo para o FDI Moot. “O conhecimento adquirido na cadeira e o inglês jurídico trabalhado foram essenciais para a preparação. Pretendo continuar participando de competições”, afirma. Por meio dessas experiências, a jovem conheceu profissionais de destaque da área do direito internacional e consegui oportunidades de estágio e aprimoramento. “A disciplina em inglês não apenas gerou uma oportunidade incrível de estar na equipe de arbitragem da PUCRS, como também me proporcionou a sensação de estar realmente no meu lugar na carreira que escolhi”.

TCC em inglês

Foto: Camila Cunha

A estudante de Escrita Criativa, da Escola de Humanidades, Vitória Pieretti decidiu usar seu domínio de inglês para cursar uma disciplina mais descontraída como a de Creative Writing. “A cadeira é praticamente o curso todo condensado em um, então traz vários elementos do início que eu já não lembrava. Foi bom para recordar e para ganhar mais experiência escrevendo em inglês”, comenta a aluna que também faz Literatura em Língua Inglesa IV. “Eu sempre amei o idioma e queria um espaço para praticar mais, tanto o diálogo quanto a escrita, então essas cadeiras em inglês estão sendo ótimas experiências”, complementa.

Além da importância do inglês em um mercado competitivo, Vitória aproveita as disciplinas para se preparar para um futuro mestrado na Inglaterra ou nos Estados Unidos. “No momento que descobri que o TCC podia ser em qualquer língua, escolhi focar o inglês na parte criativa, pois muitas vezes gosto mais de escrever em inglês do que em português. Se pretendo continuar escrevendo em inglês, preciso saber se a minha escrita é boa, e nada melhor do que uma banca avaliativa para julgar isso”, pondera.

Disciplinas em inglês para 2018/2

Código Crédito Nome da disciplina