23/08/2019 - 09h30

PUCRS marca presença em congresso internacional de ciências sociais

Professora do PPG em Serviço Social apresentou pesquisa sobre luta histórica das mulheres brasileiras

foto na entrada do congresso

Foto: Arquivo pessoal

A professora da Escola de Humanidades Maria Isabel Barros Bellini representou a PUCRS em evento realizado na Université Paris Diderot, na França. A coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Saúde e Intersetorialidade apresentou um trabalho durante o 7th International Congress on Social Sciences (GKA SOCIAL 2019). Intitulada o Clandestine abortion and the right to health Patriarchalism and citizenship a historical struggle of Brazilian women, o trabalho foi elaborado em parceria com a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) Gessiane Pereira Casali.

A participação da docente no GKA SOCIAL 2019 teve apoio da Fapergs, por meio de edital, e do PPGSS. O evento é organizado por uma rede de professores de universidades de excelência na Europa em diferentes países, com o objetivo de envolver diversos contextos sociais e políticos na pesquisa em ciências sociais. “A Rede de Investigadores e Professores é multidisciplinar e sua missão é a construção de conhecimento a respeito dos principais problemas, desafios e fenômenos que envolvem a sociedade contemporânea. Portanto, está em consonância com meus interesses de estudos e pesquisas, os quais envolvem a saúde das populações, trabalho em saúde, situações de vulnerabilidade e violência e educação interprofissional na saúde”, salienta Maria Isabel.

A edição de 2019 contou com profissionais de mais de 20 países. A próxima edição será realizada University of Vienna, Áustria, em julho de 2020.