04/11/2022 - 15h34

PUCRS integra projeto de aproximação com Noruega na área de Ciência da Computação

Professora Sabrina Marczak representa universidade em projeto internacional na Noruega

Foto: Arquivo pessoal

A professora da Escola Politécnica Sabrina dos Santos Marczak esteve na Noruega, em projeto que visa a aproximação entre o Brasil e a Noruega, para prospectar futuras oportunidades de parceira de pesquisa e ensino na área da Computação. A docente integrou uma delegação brasileira, composta pela PUCRS, pela Universidade Federal do Amazonas e PUC-PR, pelo projeto Software Norway-Brazil: Software Engineering Practices and Experiences Exchange between Norway and Brazil, um edital geral de fomento à internacionalização.

Três alunos de seu grupo de pesquisa partiram do Brasil junto do restante da delegação inicialmente com destino à Helsinki, na Finlândia, para participar do International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement, um congresso acadêmico na área de Engenharia de Software. Lá participaram de discussões entre academia e indústria sobre métodos de pesquisa experimentais e como estudos desta natureza podem contribuir para buscar a melhoria de processos e produtos de software. Em seguida, a comitiva brasileira viajou à Noruega, na cidade de Trondheim, para realizar uma visita técnica à Norweigian University of Science and Technology (NTNU), a convite da professora Daniela Cruzes, coordenadora do projeto pelo seu país.

De acordo com a professora Sabrina, o projeto visa proporcionar a aproximação do Brasil e da Noruega para prospectar futuras parcerias na área de Engenharia de Software. O projeto conta com um conjunto de atividades para promover a troca de experiências na área entre alunos, professores e profissionais da indústria. A docente explica que esta viagem técnica envolveu atividades para compartilhar conhecimento sobre o modelo educacional de ensino superior da Noruega, prospectar oportunidades de mobilidade para alunos de graduação e pós-graduação, realizar visitas técnicas às empresas da área de tecnologia e apresentação de projetos de pesquisa. A delegação que viajou foi composta por professores e alunos de pós-graduação de cada universidade envolvida.