20/07/2021 - 09h29

PUCRS integra programa da ODUCAL sobre internacionalização do Ensino Superior

Iniciativa promoverá webinars de desenvolvimento para instituições latino-americanas

Foto: Unsplash

A PUCRS passa a integrar o conselho consultivo da ODUCÁTEDRAS, programa de formação para a internacionalização do Ensino Superior da Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (ODUCAL). A iniciativa tem como objetivo formar e capacitar as instituições membro sobre a temática e contribuir para o alcance da excelência acadêmica.

O programa propõe três linhas de ação: 1) capacitação de gestores e / ou membros de escritórios internacionais, 2) capacitação de docentes e 3) capacitação para a comunidade universitária em geral.

Coordenado pela Universidade Católica de Salta (UCASAL), representada por Valeria Vorano, o Conselho Consultivo é integrado por: Patricia Serrano Esguerra (Universidade Católica da Colômbia); Sandra Beatriz Mino (PUCRS),  Pedro José de la Torre Prieto(Universidade Católica de Maule) e Joel Vélez Colón, (Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico).

Programação de eventos online

No âmbito do programa, serão realizadas diversas atividades entre os meses de agosto e dezembro de 2021. O primeiro encontro acontece no dia 2 de agosto de 2021, 12h (horário de Brasília), em formato online. A palestra Programa Erasmus+ 2021/2027 será conduzida por Bruno Castro Benito, oficial de Políticas, Erasmus + e Relações da União Europeia com a América Latina e América do Norte.

Inscrições neste link.

Entre outubro e novembro acontece um Seminário de Internacionalização voltado a professores e membros de escritórios internacionais, com três palestras e três atividades. Em dezembro, o calendário de eventos em 2021 encerra com uma master talk voltada à comunidade universitárias das instituições membro da ODUCAL. Todas as atividades serão divulgadas em tempo hábil para que os interessados ​​possam se inscrever e participar. O seminário deverá ser transformado em um Diploma de Internacionalização do Ensino Superior em 2022.

Sobre a ODUCAL

A Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe é uma das Associações Regionais da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC). Seu objetivo é contribuir para o progresso da educação superior católica na América Latina por meio de ações colaborativas que visem a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, do serviço à sociedade e do aperfeiçoamento da tarefa fundamental de anunciar o Evangelho e servir de ponto de encontro entre fé e cultura.