19/06/2019 - 14h11

PUCRS está entre as 20 melhores da América Latina segundo ranking internacional

No Sul do Brasil a instituição se mantém na liderança do Times Higher Education (THE) Latin America 2019

THE Latin 2019, Times Higher EducationO ranking internacional Times Higher Education (THE) Latin America 2019 divulgado nesta terça-feira, 18 de junho, reconheceu a PUCRS entre as 20 melhores instituições de ensino superior da América Latina, se mantendo como a melhor universidade privada da Região Sul do Brasil. Os resultados apontam que a PUCRS subiu 13 posições em relação aos dados de 2018, e é considerada a 2º melhor universidade privada do Brasil.

O reitor, Ir. Evilázio Teixeira, celebrou o reconhecimento internacional e considerou a conquista fruto da dedicação da comunidade universitária na busca pela excelência em todas as áreas de atuação. “Resultados como esses nos encorajam e nos impulsionam para o futuro, com a consciência do compromisso, enquanto universidade, pela inovação e pelo desenvolvimento local, regional e nacional”, adicionou.

Neste ano, 150 universidades de 12 países do continente aparecem no ranking. O Brasil ainda é o país mais representado na tabela, conquistando mais de um terço de todos os lugares e seis dos dez primeiros colocados. O ranking baseia-se nos mesmos critérios do THE World University Rankings, mas com modificações especiais para melhor refletir as características das universidades da América Latina.

Destaque em ensino e pesquisa

Entre os indicadores do ranking, a PUCRS se mantém em primeiro lugar entre as instituições privadas do Brasil no quesito citações (citations) e em terceiro lugar em transferência de conhecimento (industry income) entre federais e privadas. O destaque deste ano fica por conta do crescimento significativo nas pontuações dos índices de pesquisa (research) e ensino (teaching).

Em relação ao ensino, o resultado reflete as implementações que vem acontecendo desde 2017, como a estruturação das Escolas, as ações do Movimento de Transformação PUCRS 360° e as Certificações de Estudos. Na área da pesquisa, a PUCRS desenvolve investigação de alto nível, em padrão internacional, de forma profundamente comprometida com o avanço do conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento científico e tecnológico.

Além disso, o mais importante reflexo do nível de qualidade das pesquisas desenvolvidas na PUCRS aparece na forma da qualificação do ensino na Universidade, seja nos programas de Pós-Graduação ou nos cursos de Graduação. Essa interação Ensino-Pesquisa constitui-se no grande impulsionador dos diferenciais de qualidade que a Instituição possui, gerando uma percepção positiva e fortalecendo seu papel junto à sociedade.