03/12/2019 - 17h51

PUCRS assina convênio com hospital vinculado a universidade na China

Objetivo é desenvolver um Centro de Cirurgia Metabólica na instituição asiática

reitoria, visita, internacional, assinatura, convênio, Hospital Xiangaya

Visitantes foram recebidos no Salão Nobre da reitoria / Foto: Camila Cunha

Na terça-feira, 3 de dezembro, a PUCRS recebeu uma comitiva do Xiangya Hospital, da China. O objetivo da visita foi a assinatura de um convênio de cooperação entre a Universidade e o hospital, que é filiado à Central South University, visando o desenvolvimento de um Centro de Cirurgia Metabólica no país asiático. Para isso, o professor da Escola de Medicina da PUCRS e diretor técnico e coordenador cirúrgico do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica (COM), do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Claudio Mottin, foi nomeado professor convidado na instituição chinesa.

Os visitantes foram recebidos no Salão Nobre da reitoria pelo reitor Ir. Evilázio Teixeira, que lembrou que a cooperação entre PUCRS e China se iniciou ainda em 2005, quando 43 estudantes do país vieram aprender português e comunicação na Universidade, onde ficaram por dois anos. Para o reitor, a assinatura desse convênio entre as instituições envolve, além da questão da cirurgia bariátrica, inovação (principalmente na área da saúde) e pesquisa.

O Xiangya Hospital tem mais de 100 anos de história e mais de 3 mil leitos de internação, sendo referência na China e conceituado no que diz respeito ao ensino de medicina. Segundo o seu diretor, Liu Weidong, essa parceria irá acrescentar ainda mais à Central South University. Ele também destacou a importância de poder formar cirurgiões nessa área no país e do intercâmbio entre alunos que o convênio irá possibilitar.

O professor Mottin disse estar grato com o convite e salientou que, em pouco tempo, a visita da comitiva chinesa abriu portas importantes para a pesquisa, destacando o compartilhamento de conhecimentos. Para o vice-reitor e diretor do Instituto do Cérebro (InsCer),  Jaderson Costa da Costa, essa parceria fortalece, principalmente, dois pilares: o acadêmico e o de desenvolvimento e negócios, considerando os altos investimentos da China em tecnologia e saúde. “Acredito que o BioHub e o Tecnopuc se encaixam muito bem nesse aspecto, assim como o InsCer”, comentou.

Conforme o diretor geral do HSL, Leandro Batista Firme, essa é uma grande oportunidade para trocas e inovação. “A parceria entre o Brasil e a China, estabelecida entre duas grandes instituições, fortalecerá o potencial técnico e humano, reforçando a representatividade do Hospital São Lucas, diante do cenário nacional e internacional na área da saúde. A integração de expertises possibilitará o compartilhamento de boas práticas entre as equipes técnicas e os hospitais”, declarou.

Antes da assinatura da parceria, Ir. Evilázio agradeceu a visita e ressaltou a importância dessa colaboração. “Para nós, mais importante que o convênio é que efetivamente possamos construir projetos juntos”, concluiu o reitor. Esse é o segundo convênio que a PUCRS assina com instituições de ensino da China, sendo o primeiro deles com a Universidade de Macau.

Além de Weidong, realizaram a visita os integrantes do Victor Medical Instruments Aileen Li, Karen Kang, Shihua Jiang e Paul Cantanhede. O diretor geral do HSL, Leandro Batista Firme; o coordenador de projetos do Biohub, Carlos Klein; e a coordenadora executiva do Escritório de Cooperação Internacional da PUCRS, Carla Cassol, também participaram da cerimônia.

Confira fotos da visita: