08/01/2019 - 09h04

Programas de mobilidade abrem inscrições para 15 países

Vagas de estudo e estágio são destinadas para todos os cursos de Graduação

programa mobilidade academicaEstão abertas, até o dia 23 de janeiro, as inscrições para o Edital 1 do Programa de Mobilidade Acadêmica 2019 e para o Programa IP (Internship Program) de estágio em Laboratórios da aliança UAS7German Universities of Applied Sciences (Universidades alemãs de Ciências Aplicadas). Ambos programas permitem que os estudantes embarquem para um período de mobilidade acadêmica em uma das instituições conveniadas à PUCRS livres de qualquer taxa escolar na instituição de destino. A previsão de início das atividades no exterior é no segundo semestre de 2019.

No Edital 1, há vagas para Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, México, Portugal, Reino Unido, Suécia e Uruguai. Já para o Programa IP, que oferece estágios, as oportunidades são concentras na Alemanha.

Acordos Bilaterais

O Edital 1 do Programa de Mobilidade Acadêmica contempla mais de 100 vagas em 27 instituições no exterior conveniadas à PUCRS. A modalidade permite que estudantes cursem um semestre da graduação, podendo aproveitar os créditos cursados em seu currículo regular. Saiba quais são os requisitos para participar:

• Estar matriculado em curso de graduação da PUCRS e permanecer matriculado no mesmo curso durante todo o período de mobilidade;
  • Ter cursado, no mínimo, 15% e, no máximo, 80% de seu curso no momento da inscrição deste processo (conferir no atestado de disciplinas cursadas);
  • Não estar apto a colar grau ao fim do semestre de 2019/2;
  • Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e no máximo até 3 reprovações (conferir no atestado de disciplinas cursadas);
  • Ter idade mínima de 18 anos completos até 23 de janeiro de 2019;
  • Ser brasileiro (a) ou ter nacionalidade brasileira;
  • Ter suficiência/proficiência linguística conforme exigido pela Instituição de destino (verificar na lista de vagas).

A entrega de documentos na Assessoria de Cooperação Internacional (Prédio 1, sala 110) deverá ser feita até às 12h do dia 23 de janeiro. Após esta etapa, ocorrerá a análise da documentação e prova de proficiência. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no edital de seleção.

Estágios UAS7

Além do edital do programa de Acordos Bilaterais, estão abertas as inscrições para o Programa IP da UAS7, que possibilita que alunos realizem estágios em instituições da Alemanha. As atividades no exterior podem durar de 3 a 4 meses e o aluno deverá manter vínculo com a PUCRS durante todo o período.

A lista de laboratórios disponíveis para o programa pode ser acessada aqui. Cada aluno poderá candidatar-se para até três laboratórios na mesma instituição ou em instituições diferentes. Fica a cargo do aluno verificar com o seu coordenador de curso na PUCRS se o estágio poderá ou não ser aproveitado dentro do seu respectivo programa curricular. Mais informações sobre o processo seletivo no edital.

Novas oportunidades

Além do Edital 1 e do programa IP, o Edital 2 deve ser lançado em março com vagas para outras universidades. A diferença entre os dois editais é que no primeiro as instituições solicitam o envio das nomeações mais cedo. Mais informações sobre mobilidade acadêmica podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320-3660 ou presencialmente na Assessoria.