23/11/2022 - 13h33

Programa Amigo Universitário incentiva experiências interculturais entre estudantes

As inscrições para ser voluntário no acolhimento dos novos alunos internacionais em 2023 estão abertas até o dia 11 de dezembro

Ter contato com novas culturas, praticar um segundo idioma e aprender a partir de novas perspectivas são algumas das vantagens de integrar o Programa Amigo Universitário. A iniciativa conduzida pelo Escritório de Cooperação Internacional da PUCRS permite que estudantes da graduação e pós-graduação participem do acolhimento dos novos estudantes internacionais que escolhem a Universidade como destino para seu período de mobilidade acadêmica. 

Em 2023, uma nova turma de estudantes de diferentes partes do mundo inicia o semestre na PUCRS e para apoiá-los em questões como informações sobre a cidade, sobre a dinâmica da Universidade e aspectos culturais do país, um novo time de Amigos Universitários será selecionado. Até o dia 11 de dezembro, interessados em participar como voluntários do programa poderão se inscrever enviando o formulário (disponível neste link) para o e-mail [email protected]. 

Amizade multicultural 

Marcella é a Amiga Universitária da aluna Kong Yaejin, da Coreia do Sul / Foto: Arquivo pessoal

A acadêmica de Ciências Biológicas da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Marcella Fogaça sempre teve vontade de conhecer pessoas e culturas diferentes e através do programa teve a oportunidade de se aproximar de novos amigos. “Fiquei com um pouco de receio na primeira vez que conversei com a estudante estrangeira com quem fui designada, mas assim que conheci ela a conversa fluiu naturalmente. Apesar de não conseguir sair sempre por conta das aulas, sempre nos encontramos no campus para almoçar ou só conversar. Através dessa experiência aprendi muito coisa, tanto da cultura dela quanto do próprio Brasil. Definitivamente faria novamente, é um aprendizado que levamos pra vida”, adiciona.  

Dúvidas e mais informações sobre o Programa Amigo Universitário podem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou presencialmente no Escritório de Cooperação Internacional no prédio 1, sala 110.  

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias