23/04/2020 - 14h28

Programa Amigo Universitário aproxima estudantes da PUCRS e colegas internacionais

Interessados em participar da acolhida em 2020/2 têm até o dia 14 de maio para se inscrever online

1398 - Peças Amigo Universitário notíca-20Ter contato com novas culturas, praticar um segundo idioma e fazer novas amizades são alguns dos benefícios de participar do Programa Amigo Universitário. Promovido pelo Escritório de Cooperação Internacional, a iniciativa auxilia a adaptação de estudantes internacionais em período de mobilidade acadêmica na PUCRS, aproximando-os de colegas brasileiros antes mesmo da sua chegada ao Campus.

Estudantes que tenham interesse em participar do acolhimento dos novos alunos em 2020/2, de forma voluntária, poderão se inscrever até o dia 14 de maio de 2020 para o processo seletivo. Excepcionalmente neste semestre, as inscrições ocorrem online. Candidatos deverão enviar o formulário preenchido, juntamente com o atestado de matrícula, para o e-mail [email protected]

Aprendizado mútuo

2020_03_04_seminario_de_orientacao(thais-goncalvesl)3

Integração entre Amigos Universitários e alunos internacionais no início do semestre 2020/1 / Foto: Thais Gonçalves

Para Vitória Saviano, acadêmica do curso de Arquitetura da Escola Politécnica, além de conhecer novas culturas, a possibilidade de apresentar Porto Alegre para os novos colegas acaba sendo uma oportunidade para ela mesma conhecer mais detalhes da cidade. “Nós deixamos passar muitas coisas bonitas e legais por estarmos acostumados”, comenta.

A estudante afirma que pretende participar do programa até o fim da graduação, especialmente pela mistura de costumes, gostos, estilos e, até mesmo, contato com outros cursos. “Além de toda a diversão, nos tornamos mais capacitados a lidar com diferenças de todos os tipos e preparados para aprender com o outro”, adiciona Vitória.

Para o estudante de Administração Vitor Severo, a oportunidade de troca é o mais interessante do programa. “Todos nós vivemos em bolhas até certo ponto, mas a convivência com os intercambistas sempre é muito rica, porque nós sempre estamos olhando para o que é diferente em nós. Sempre estamos ouvindo algo como ‘lá no Canadá, funciona assim, ou lá no México é dessa forma’, o que aos poucos acaba se aprofundando e se transformando em uma experiência multicultural única para todos os participantes”, conta ele.

Para conferir as atribuições e responsabilidades dos Amigos Universitários, acesse o site. Dúvidas sobre as etapas do processo seletivo podem ser direcionadas para o e-mail [email protected]